martins em pauta

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Queiroga oficializa fim de estado de emergência pela covid

 Sexta, 22 de Abril de 2022

Foto: Fábio Rodrigues

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (22) uma portaria que oficializa o fim do estado de emergência pela covid-19. Nas últimas 24 horas no Brasil, o país voltou a cair para a marca de 100 mortes na média móvel apurada pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

A média móvel é considerada por especialistas como a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. O índice é calculado a partir da média de mortes – ou de casos -, dos últimos sete dias.

“Nós não acabamos com a covid, o vírus vai continuar circulando e temos que aprender a conviver com eles. Se houver necessidade de leitos de terapia intensiva, nós teremos”, afirma Queiroga. O Ministério da Saúde diz que a decisão foi tomada considerando a capacidade de resposta do SUS (Sistema Único de Saúde), a melhora no cenário epidemiológico no país e o avanço da campanha de vacinação.

As decisões oficializadas no documento começam a valer 30 dias depois de sua publicação no Diário Oficial da União. A portaria estabelece o fim da ESPIN (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional), que estava em vigor desde fevereiro de 2020.

A ESPIN foi um ato normativo que resultou na criação de medidas de prevenção, controle e contenção adotadas para o enfrentamento da pandemia. O ministério diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida. “Como falar de emergência em saúde se hoje está acontecendo um carnaval? A portaria ratifica o que já existe”, afirma Queiroga.

“Como falar de emergência em saúde se hoje está acontecendo um carnaval? A portaria ratifica o que já existe”, afirma Queiroga.

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Alguns Governadores não vão gostar desse decreto, pois o Governo Federal não será mais obrigado enviar verbas bilionárias para os Estados.
    Acabou a mamata.

  2. Quase 665 mil vidas que esse governo maldito matou.
    Muitas dessas mortes, culpa dos doentes que foram na onda do corno cloroquinado

    1. Bolsonaro no 1°TURNO kkkkk.
      E os 5 milhões de reais dos respiradores, quando a Dona Fátima do PT vai devolver aos cofres públicos?

    2. Quantos óbitos o Secretário Cipriano Vampiro desejou no início da Pandemia? Graças ao presidente as previsões catastróficas não se concretizou.

    3. Quantos óbitos Osmar enTerra previu? 10 mil? Cipriano lamarindo errou por cima, já Osmar negacionista errou rude por baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643