martins em pauta

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Monitor do PIB aponta avanço de 0,6% na atividade econômica em fevereiro, diz FGV

Quinta, 21 de Abril de 2022

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), aponta crescimento de 0,6% na atividade econômica em fevereiro, na série dessazonalizada, em comparação a janeiro.

O indicador mostra ainda avanço de 1,1% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, em relação ao trimestre encerrado em novembro. Na comparação interanual, a economia brasileira avançou 1,2% em fevereiro e 1,7% no trimestre móvel encerrado em fevereiro.

Em nota, a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, afirmou que o crescimento da economia brasileira em fevereiro continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços, que segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados de 2021.

“Mesmo considerando a variação em fevereiro, frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento. Por ter sido o mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação apresentada no setor de serviços favorece o seu bom desempenho atual”, diz Trece, lembrando que, embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, a inflação, os juros e o desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB.

Consumo das famílias

Ainda de acordo com a pesquisa, o consumo das famílias cresceu 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação a igual período de 2021. Pelo quinto mês consecutivo, o componente de serviços foi o único a apresentar taxas positivas que foram influenciadas, principalmente, pelo desempenho dos segmentos de transporte e de outros serviços (serviços de alojamento, alimentação e domésticos). Destaca-se também a forte queda de 8,6% do consumo de bens duráveis.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 0,4% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Apenas o componente de máquinas e equipamentos apresentou retração nesta comparação, devido a quedas disseminadas entre diversos segmentos deste componente, com destaque para os caminhões, outros veículos e outras máquinas e equipamentos.

Exportações

A exportação apresentou alta de 12,5% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. O principal responsável por esse crescimento foram as exportações de produtos agropecuários. Em contrapartida, apenas as exportações de produtos da extrativa mineral apresentaram retração, nesta comparação.

Importações

A importação teve queda de 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação a um ano antes. O desempenho de bens de capital e bens intermediários, que caíram 20,1% e 5,7%, foram os que mais influenciaram na retração das importações. Além deles, a importação de produtos agropecuários também recuou 17,8%.

Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes, foi de R$ 1,332 trilhão.

O Monitor mostra ainda que a taxa de investimento em fevereiro de 2022 foi de 19,9% do PIB, na série a valores correntes. Este resultado apresenta uma taxa de investimento acima da taxa de investimento média mensal considerando o período desde 2000 e acima da taxa de investimento média considerando o período desde janeiro de 2015.

Valor Econômico

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Um bando de besta defendendo político, não sabe nem o que significa esses 0,6% na prática. Ô povo besta.

    1. Quando tem mentira pronta, você desce o cassete no Bolsonaro. quando não, você vira isentão, né mané? Você é lula livre.

  2. E sempre bom vê o crescimento da economia, é sinal de investimento e criação de empregos, já virão os esquerdopatas antipatriotas falando de inflação e gasolina a R$10,00.

  3. Lula segue na liderança e vence em todos os cenários no segundo turno, mas Bolsonaro avançou nas últimas pesquisas eleitorais enquanto ex-presidente se manteve estável. O que está por trás disso?

  4. A petezada piraaaaaaa!!! Se joga no chão, choraaaa, kkkkk
    Agora tem diretoria nessa bagunça! Não é roubalheira, não!
    Engole o choro, esquerdalha! Nunca foi tão fácil escolher um presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643