martins em pauta

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Cientistas portugueses desenvolvem vacina contra Covid-19 para ser ingerida em iogurte e suco

 Sexta, 12 de Novembro de 2021

Foto: Reprodução

Uma nova vacina contra a Covid-19, desta vez comestível, está sendo desenvolvida por uma equipe de cientistas do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. De acordo com informações dos pesquisadores, o imunizante poderia ser ingerido em formato de iogurte ou suco de frutas.

A ideia surgiu ainda no início da pandemia e começou a avançar há cerca de seis meses. Prestes a finalizarem os ensaios in vitro, os cientistas planejam começar em breve os testes em animais, entre eles ratos, peixeis e uma espécie pequena de minhoca.

Segundo o biólogo Rúben Fernandes, um dos responsáveis pelo Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial (LaBMI do IPP), a particularidade do imunizante é ter por base plantas de frutos e probióticos geneticamente modificados – micro-organismos vivos benéficos à saúde humana. O pesquisador afirmou à agência Lusa que o projeto é “completamente inovador em Portugal”.

A expectativa dos pesquisadores é viabilizar a vacina entre seis meses e um ano, se usados apenas os probióticos. No caso dos frutos, a tendência é que demore mais, já que as plantas precisam crescer para que possam ser usados na indústria e transformados em suco.

Embora o foco seja na Covid-19, cientistas acreditam que, no futuro, a vacina possa interessar também para prevenção de outras doenças infecciosas.

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643