martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quarta-feira, 30 de junho de 2021

De lavada: Câmara abre pesquisa sobre PEC do voto impresso auditável e o "sim" dispara

 Quarta, 30 de Junho de 2021

O site da câmara dos deputados iniciou uma enquete sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que exige a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil.

E até por volta do meio dia desta terça-feira (29), mais de 90% dos votos eram favoráveis à aprovação da matéria

Segundo o texto da proposta que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e está prestes a ser votada em Comissão Especial sobre o tema, antes de ir à plenário:

“As cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas indevassáveis de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria”,

Segundo a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), autora da proposta:

“A impressão do voto ou o rastro de papel, consubstanciado na materialização do voto eletrônico, é a solução internacionalmente recomendada para que as votações eletrônicas possam ser auditadas de forma independente”.

O relator da PEC na Comissão Especial, deputado Filipe Barros (PSL-PR), apresentou um levantamento do próprio TSE, informando que das 500 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito e 2022, 250 mil já são adaptáveis à impressão do comprovante de votos. Para ser aprovada no plenário da Câmara, a PEC do voto impresso vai precisar do voto de pelo menos 308 deputados em dois turnos.

Abaixo, segue o link para o leitor do JCO participar da enquete.

https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2220292

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055