martins em pauta

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Coronavírus pode ser transmitido pela água da praia? É seguro mergulhar no mar ou piscina?

Quarta, 13 de Janeiro de 2021


Foto: Ricardo Moraes./Reuters

A Covid-19 mudou rotinas da população. O uso máscaras, distanciamento social são alguns do hábitos adotados em todo o mundo.

Autoridades de saúde e estudos mostraram que o coronavírus pode ser transmitido através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, podendo atingir pessoas com distância inferior a dois metros.

Pode também ser transmitido através de contato das mãos com uma superfície ou objeto contaminados e tocar em seguida na boca, nariz ou olhos.

Mas com o aumento do calor e a chegada do verão, a ida à praia ou piscina é tentadora. Mas, será que é seguro mergulhar numa piscina ou no mar? Há risco de ser infectado pelo coronavírus?

No mar, a diluição da carga viral na água faz com que o contágio seja muito reduzido. Assim, os banhos de mar são seguros desde que se mantenha uma distância adequada entre as pessoas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), que é a autoridade de saúde do governo português, recomenda uma distância de 2 metros entre as pessoas deverá ser sempre respeitada nas idas à praia, no caso de não pertencerem à mesma família, .

A procura por piscina é também mais elevada nesta época do ano. O cloro utilizado na piscina é suficiente para destruir a carga viral, portanto, o mergulho é seguro. Aliás, a natação é uma excelente prática esportiva e que pode ser mantida, mesmo em época de pandemia.

A DGS recomenda ainda a utilização de óculos de proteção de modo a evitar o contato com os olhos e é importante que a pessoa higienize as mãos antes de entrar na piscina. O vírus não sobrevive por muito tempo na água, logo o mergulho na piscina também é seguro desde que se respeitem as medidas recomendadas já citadas.

O uso de saunas, hidromassagem/jacuzzi e similares devem ser evitados pois a higienização nestes locais é mais complicada.

Concluindo, os banhos de mar ou piscina são seguros desde que se respeitem os protocolos de segurança sanitária. O distanciamento social, higienização das mãos antes da utilização destes espaços é essencial. A natação é um excelente exercício físico, com benefícios à saúde física e mental.

Com informações de Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643