martins em pauta

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Embraer lança startup que planeja construir carro voador

Sexta, 16 de Outubro de 2020

Imagem de simulador de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical em desenvolvimento pela EmbraerX e pela startup Eve | Foto: Reprodução

A Embraer anunciou nesta quinta-feira o lançamento da startup Eve, que desenvolve protótipos de carros voadores. A empresa, sediada em Delaware, nos Estados Unidos, é o spin-off de um projeto já desenvolvido pela EmbraerX, subsidiária de inovação da fabricante brasileira de jatos.

A Eve ficou encubada por cerca de quatro anos na EmbraerX e, segundo a empresa, tem desenvolvido um portfólio completo de protótipos de veículos aéreos que eventualmente poderão ser certificados e ir a mercado.

O braço de inovação da Embraer já faz parte desde 2017 da Uber Elevate, iniciativa do aplicativo de transporte que busca desenvolver um veículo aéreo.

A intenção da Embraer com a Eve é usar a expertise da fabricante de aviões com a certificação de aeronaves junto a agências regulatórias, para dar à startup a competitividade na corrida pelo desenvolvimento do chamado eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), uma espécie de substituto mais eficiente e barato do helicóptero.

Daniel Moczdlower, presidente da EmbraerX, diz que a Eve já nasce com um protótipo pronto e que já voou. Trata-se de um veículo 10 vezes menor do que o eVTOL que pode ir a mercado no futuro.

— A ideia do projeto é que para você fugir dos congestionamentos de grandes centros, você possa abrir um aplicativo e solicitar um meio de transporte como o eVTOL, que te pega no seu prédio ou em um local próximo da sua casa. Em vez de demorar horas para ir ao aeroporto, por exemplo, chegaria em em 20 minutos, a um preço acessível.

Segundo Moczdlower, a diferença do novo veículo para um helicóptero é que seus custos de manutenção, operação e gasto de energia seriam muito menores.

— O helicóptero é muito ineficiente. É caro para operar, quando está movimento consome muita energia, e faz muito mais barulho. O novo veículo seria movido a bateria, com muito menos ruído — diz o executivo.

Agora, a Eve trabalha no desenvolvimento de dois protótipos, um três vezes menor que o projeto do eVTOL, que está em fase de ensaios em solo. O outro, mais complexo, tem o tamanho real do veículo que iria a mercado.

— É o protótipo mais representativo do que seria o veículo original, não tem a cabine nem interiores, mas tem os mesmos peso, tamanho, motores, rotores, hélices e bateria do produto final. Estmaos nos aproximando da montagem final dele, e o primeiro voo deve ser no começo do ano que vem — afirma ele.

As projeções de mercado são que o veículo viável e certificado pelas primeiras agências reguladoras de aviação esteja pronto para ir a mercado antes de 2030.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643