martins em pauta

terça-feira, 21 de julho de 2020

Combate ao coronavírus provocou ampliação de quase 10 mil leitos no SUS

Terça, 21 de Julho de 2020 

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Uma das ações de combate à pandemia do novo coronavírus adotada no Brasil foi a ampliação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado disso foi um aumento sem precedentes na oferta de vagas: quase 10 mil novos leitos de UTI foram acrescentados à rede. Antes da Covid-19, o SUS dispunha de 17,9 mil vagas espalhadas pelo país.

Com isso, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo indica que, nas regiões onde o número de casos e de mortos começa a cair, gestores públicos planejam o que fazer com a estrutura montada. A avaliação é de que essa pode ser a chance de usar respiradores, tomógrafos, aparelhos de hemodiálise e outras ferramentas para acabar com as comuns internações improvisadas em corredores hospitalares. No entanto, é preciso analisar o custeio desse sistema e eles se preocupam com a possibilidade de não ter recursos para mantê-la.

Em números exatos, de acordo com a publicação, até uma semana atrás, 9.273 leitos de UTI haviam sido habilitados pelo governo federal. No entanto, o Ministério da Saúde não respondeu ao jornal para esclarecer se há planos para aproveitar a infraestrutura criada em caráter emergencial no combate à pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643