martins em pauta

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

“Não tem como recuar. Ou é o Proedi, ou nada”, diz secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado

Quinta, 05 de Dezembro de 2019


Foto: Igor Jácome/G1

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, em entrevista ao portal G1-RN, afirmo que o Estado não tem outra opção. “Não tem como recuar. Ou é o Proedi, ou nada”. O programa criado pelo governo do estado, através de decreto, e concede incentivos fiscais que chegam a 95% de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago pelas indústrias que gerarem emprego. O problema é que as prefeituras reclamam que o desconto também tem afetado a participação de 25% do ICMS que são repassados aos municípios. A redução dos repasses chegariam a R$ 85 milhões anuais. (VEJA MAIS DETALHES COM MATÉRIA NA ÍNTEGRA AQUI).

Pelo menos 82 prefeituras de municípios potiguares entraram na Justiça contra o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) – que concede incentivos fiscais às indústrias do estado, até a manhã desta quinta-feira (5), segundo a Federação dos Municípios (Femurn). Os gestores reclamam da redução da participação da redução do ICMS distribuído aos municípios. Outros três municípios tinham previsão de judicializar a questão ao longo do dia e a federação considera que chegará a 90 até esta sexta-feira (6). Eles representam mais da metade dos municípios do Rio Grande do Norte.

Por outro lado, o governo afirma que haverá aumento da arrecadação. “No fim de 2019, 90% dos municípios terão recebido mais que em 2018. Vamos demonstrar isso”, disse o secretário.

Diante do impasse, indústrias que funcionam no estado e se beneficiam dos incentivos fiscais estão suspendendo investimentos, à espera de decisões judiciais.

O governo reconhece que a situação gera um ambiente de insegurança jurídica, mas também afirma que a jurisprudência favorável ao Estado.


Com acréscimo de informações do G1-RN

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643