martins em pauta

sábado, 11 de maio de 2019

FOTOS: Quarto secreto de 2 mil anos é descoberto no palácio de Nero, em Roma

Sábado, 11 de Maio de 2019


QUARTO ACHADO EM PALÁCIO DE NERO (FOTO: UFFICIO STAMPA PARCO ARCHEOLOGICO DEL COLOSSEO)

Um quarto “secreto” foi encontrado recentemente por arqueólogos no palácio do imperador Nero (37 d.C.-68 d.C.), em Roma. A construção tem 2 mil anos e conta com pinturas depanteras, centauros e uma esfinge.

A câmara foi descoberta por acaso durante a restauração da Domus Aurea, que é uma área adjacente ao complexo palaciano, construído por vários imperadores, incluindo Trajano, e que agora está enterrado sob uma colina próxima ao Coliseu, no coração histórico da cidade eterna.

“Nós nos deparamos com uma grande abertura ao norte da parede da sala. As lâmpadas que os técnicos tinham para iluminar a plataforma fizeram o resto. Com as luzes artificiais, apareceu a circunferência de uma sala adjacente completa de afresco”, explicou Alessandro D’Alessio, responsável pela Domus Aurea, em comunicado.


AFRESCO DE PALÁCIO DOS IMPERADORES (FOTO: UFFICIO STAMPA PARCO ARCHEOLOGICO DEL COLOSSEO)

As imagens provavelmente foram pintadas por artesãos romanos imperiais entre 65 e 68 d.C. e, de acordo com Alfonsina Russo, diretora do parque arqueológico do Coliseu, têm imenso valor histórico. Contudo, grande parte do quarto de 4,6 metros de altura ainda está suja e será escavada nos próximos meses. Isso poderia trazer à luz novas descobertas. “Esperamos terminar o trabalho até o final do ano”, disse Russo ao Telegraph.

Além disso, a descoberta do cômodo empolgou os pesquisadores por ser algo que raramente acontece, como contou Alessandro D’Alessio ao L’Arena: “Pelo amor de Deus, aqui descobrimos algo todos os dias, estamos acostumados a ficar maravilhados, mas em muitos anos eu nunca me encontrei em frente a um novo salão completo de afrescos.

Já Russo acredita que a descoberta dessa sala faz parte da estratégia de pesquisa científica que o parque realiza diariamente. “[O quarto] permaneceu oculto por quase vinte séculos, a sala da esfinge, como a chamamos, nos conta sobre a atmosfera dos anos do principado de Nero”, concluiu à National Geographic.


AFRESCO DO PALÁCIO DE NERO (FOTO: UFFICIO STAMPA PARCO ARCHEOLOGICO DEL COLOSSEO)

Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055