martins em pauta

sábado, 14 de janeiro de 2017

Avião da PF pousa em Aracati devido restrições em Mossoró

Sábado, 14 de janeiro de 2017

Aeroporto Dix-sept Rosado


Um jato da Embraer 145 (capacidade para 40 pessoas), da Polícia Federal, com 15 presidiários ‘exportados’ do Acre, pousou no Aeroporto Dragão do Mar em Aracati-CE nessa quinta-feira (12) pela manhã.

Os presidiários foram transportados por via terrestre para o Presídio Federal de Mossoró, porque o Aeroporto Dix-sept Rosado tem rebaixamento técnico que não permite movimentos de pousos e decolagens de aviões com essa configuração.

Aeronave da Polícia Federal, por suas características técnicas, não pode pousar no Aeroporto Dix-sept Rosado (Foto: cedida)

Interessante anotar: o Embraer 145 já pousou e decolou no Dix-sept Rosado em outras ocasiões, com seus passageiros de submundo.

O Aeroporto Dix-sept Rosado operava com aeronaves maiores, pois é da categoria denominada de “3C”. Apesar de continuar 3C, há restrição para movimento de aeronaves de médio e grande portes.

Essa limitação foi estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com base em fatores de segurança.

A pista tem 2 quilômetros, mas o Decea só permite seu uso no espaço físico de 1.200 metros da pista, exceção feita para aviões militares.

Hoje, por exemplo, o avião ART-72 600 da Azul Linhas Aéreas (com 70 lugares), estaria impedido tecnicamente de fazer operação em Mossoró, como foi “anunciado” com alardes pela mídia governamental do Estado e da Prefeitura de Mossoró

Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643