martins em pauta

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Supostos índios ocupam área de preservação em Conquista; prefeitura nega existência de tribos

Sexta, 09 de Janeiro de 2015 


por Renata Farias

Foto: Blog do Anderson

A região do Cristo de Mário Cravo, localizado no Parque Municipal da Serra do Periperi, em Vitória da Conquista, vem sendo ocupada por um grupo de pessoas há cerca de uma semana. Autoafirmados índios, os ocupantes reclamam uma terra onde teriam vivido seus ancestrais e que afirmam estar abandonada pela prefeitura do município. "A gente está ocupando essa região porque meus ancestrais viveram no local. Tem mais de 20 anos que está abandonado. Tão abandonado que o mato está tomando conta do Cristo. A população está até alegre que a gente ocupou. Ali foi a primeira aldeia dos nossos ancestrais", disse o cacique Idalécio Pataxó. 

Em nota, a prefeitura afirma que uma equipe foi encaminhada ao local "para verificar a situação e que já está tomando as providências cabíveis para desocupação" por se tratar de uma área de preservação. De acordo com o Blog do Anderson, o objetivo dos supostos indígenas é instalar a Aldeia Reserva Sol Nascente no local. 

No entanto, o secretário de Administração conquistense, Gildásio Silveira, negou até mesmo a existência de índios na região. Apesar da realização de uma reunião com a participação do advogado e historiador Ruy Medeiros, não foi definido nenhum acordo com relação à ocupação. "Eles não aceitaram o acordo de oferecer uma nova área. 

A gente quer um local que os turistas tenham acesso, por causa do nosso artesanato", contou o Cacique. Ainda de acordo com a nota, a prefeitura solicitou que os ocupantes apresentem um documento emitido pela Funai para comprovação de sua identidade indígena, além de formalizar a intenção do movimento perante a Administração Municipal. "A gente vai continuar lá e chamar os parentes [outros índios] do resto da Bahia para apoiar, porque quem apóia índio é índio", finalizou o Cacique Idalécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643