martins em pauta

sábado, 17 de janeiro de 2015

Prefeito Roberto Germano Caico /RN; sobre Limite Prudencial de 63%: “Se for preciso, demitiremos comissionados”

Sábado 17 de janeiro de 2015 | Caicó



O prefeito Roberto Germano se pronunciou sobre o índice alarmante de 63% do Limite Prudencial do Município, divulgado em primeira mão nesta sexta-feira (16) no Panorama 95 (Rural FM). Ao ser entrevistado pela reportagem da Rádio Rural, Roberto reconheceu a gravidade do problema, mas disse que já vem desde novembro adotando medidas para reduzir esse percentual. Ele elegeu o decreto de Novembro de 2014, o mesmo que suspendeu gratificações como insalubridade e periculosidade de servidores como o pontapé inicial dessas ações.

Mesmo assim, de lá pra cá o Municipio não conseguiu diminuir o índice do Limite, pelo contrário, fez foi aumentar chegando Janeiro com 63%, quase 10% acima do limite máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma das primeiras medidas que deveria ter sido tomadas pelo prefeito Roberto Germano, a redução dos cargos comissionados, não foi descartada por ele.

“Baixamos um decreto em novembro de 2014 suspendendo algumas gratificações, mandando rever as questões de insalubridade, periculosidade, adicional noturno porque muitas vezes você implanta uma gratificação dessa para um determinado servidor em que ele estava numa atividade insalubre, mas saiu há alguns meses e não foi retirado, e isso vai onerando a folha. Nós mandamos fazer isso e estamos tentando fazer todo tipo de contenção de despesas, estamos terminando de mapear tudo, e se for preciso vamos demitir cargos comissionados para que a gente possa voltar ao limite normal”, explicou.

Na entrevista, Roberto Germano tenta justificar o porque do Limite Prudencial de Caicó ter chegado a patamares jamais registrados até hoje. “A arrecadação fica estagnada, FPM não reage. Esse mês de janeiro nosso FPM foi 31% menor do que Janeiro do ano passado, e a previsão para fevereiro é de que seja 27% menor. Ai você tem no ano passado aumento de salário mínimo, aumento do Piso do Professor, aumento de agente de saúde, na administração passada tinha em torno de 700 funcionários contratados que entrava como serviço de custeio e não em pessoal. Na hora que chamamos pelo concurso isso foi entrando no pessoal e implicando no aumento do Limite Prudencial”, finalizou.

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643