martins em pauta

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Beira-Mar elegeu Mossoró a ‘melhor’ das prisões federais

Luiz Fernando da Costa está circulando pelas prisões federais do Brasil desde 2006, quando o Sistema Penitenciário Federal (SPF) foi criado. Desde então, já foram feitos vários pedidos judiciais de retorno às prisões estaduais do Rio de Janeiro, seu Estado de origem, mas nenhum deles foi aceito. Das três que passou, foi a de Mossoró que mais o agradou.

As prisões federais adotam o mesmo padrão de segurança e rigidez, independente da região que estejam. Em Mossoró, no entanto, o traficante teria encontrado algo a mais que o agradou, segundo o advogado Otoniel Maia Júnior, que representa os interesses de Beira-Mar no Rio Grande do Norte.

Procurado ontem pela reportagem, Otoniel disse que havia conversado com Beira-Mar sobre as prisões federais que ele havia estado nos últimos anos e a de Mossoró "era a melhor". O criminoso sempre demonstrou interesse de voltar ao Rio de Janeiro, mas sua opção, dentro do SPF, era pelo presídio federal do RN.

Ao ser questionado sobre tais motivos que colocaram Mossoró na preferência do traficante, o advogado não soube explicar. "Não sei. Uma vez conversamos sobre isso e ele disse que gostava daqui. Ele devia ter os motivos dele", diz.

No presídio federal de Mossoró, assim como nas outras prisões federais que passou, Beira-Mar participava de atividades pedagógicas, direito garantido a todos os internos.

Há cerca de quatro meses, o traficante solicitou através do seu advogado o direito de estudar espanhol na prisão, além das atividades educacionais que já participava na unidade. O pedido foi negado pela direção da unidade e agora está sendo analisado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.


*Jornal de Fato
via blog do JP/Emerson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643