martins em pauta

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Após conversa entre Lula e Trump, EUA pedem relatório de investigações brasileiras contra a atuação do crime organizado, diz Haddad

Quinta, 04 de dezembro de 2025

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

A Embaixada dos Estados Unidos pediu ao governo brasileiro acesso a documentos de investigações que envolvem atuação do crime organizado com ramificações em território norte-americano. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (3/12) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o ministro, o pedido ocorreu após a conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o norte-americano Donald Trump na terça-feira (2/12), quando ambos discutiram cooperação no combate ao crime organizado transnacional.

Os documentos solicitados pelos EUA fazem parte da Operação Poço de Lobato, que apura evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo empresas abertas no estado de Delaware. Segundo Haddad, os materiais estão sendo traduzidos para serem enviados à embaixada.

O ministro acrescentou que o crime organizado também utiliza o trânsito comercial entre os dois países para enviar armamentos escondidos em contêineres. Para ele, a cooperação bilateral deve ampliar a eficiência no combate às organizações criminosas.

Haddad falou sobre o tema durante cerimônia em Brasília, onde assinou acordo de cooperação técnica sobre jogos e apostas com o Ministério da Saúde.

Com informações de Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643