Terça, 17 de dezembro de 2024
Com problemas em uma das superfícies de controle da aeronave, o piloto precisou declarar o código “PAN PAN”, uma chamada internacional de emergência usada na comunicação de rádio para indicar uma situação urgente, mas que ainda não é uma ameaça imediata à vida ou ao equipamento. Esse sinal é amplamente utilizado na aviação, navegação marítima e outros sistemas de transporte.
Segundo a companhia aérea, o Boeing 737 apresentou um problema técnico.
"A companhia reforça que as ações em relação ao voo foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da Gol", diz comunicado divulgado pela empresa.
O voo G3 1885 pousou em segurança na base aérea de Canoas, cidade a 19 km de distância de Porto Alegre. A chegada atrasou 28 minutos, com pouso na base aérea às 16h58.
Segundo o diálogo entre o piloto e o tráfego aéreo, divulgado pelo canal “Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos”, às 16h33, o controle de tráfego autorizou a mudança de rota, mas o áudio das comunicações entre o piloto e o controlador revelou momentos de tensão
Após solicitar informações sobre as condições meteorológicas na base de Canoas, o piloto informou que precisava realizar órbitas – manobras de espera em voo – para completar o checklist de segurança.
Às 16h44, a aeronave iniciou a descida rumo à pista 31 de Canoas. A comunicação seguiu até às 16h53, quando o controle confirmou que o voo GOL 1885 havia pousado com segurança. Apesar do alarme no cockpit, os procedimentos foram realizados de maneira técnica e segura.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário