Quarta, 18 de dezembro de 2024
Pesquisa recente da Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, revelou que 12% dos brasileiros pretendem usar o 13º salário para adquirir um veículo e outros 40% vão usar o abono para quitar o financiamento de carro ou moto. Esse aquecimento no mercado de automóveis também faz crescer a procura por vistorias veiculares para regularização dos bens.
No Rio Grande do Norte, assim como em outros estados brasileiros, os proprietários de automóveis, motos e caminhões tem a opção de fazer as vitorias em Empresas Credenciadas ao Detran.
As ECVs realizam vistorias obrigatórias para transferências de propriedade, emissão de 2ª via de recibo, conversão para placa Mercosul e inclusão ou baixa de gravame. Desde 2022, esses serviços estão disponíveis em 29 ECVs distribuídas por dez municípios (Mossoró, Açu, Caicó, Apodi, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Parnamirim) e nas quatro zonas de Natal, oferecendo atendimento sem agendamento e horários estendidos que atendem às necessidades dos proprietários.
Em Natal, cerca de 40% das vistorias são realizadas por essas empresas, que não apenas complementam a capacidade do Detran/RN — com 150 vagas diárias disponíveis mediante agendamento — mas também oferecem atendimento mais flexível, inclusive aos sábados, em algumas unidades.
Segundo Pedro Henrique Costa da Silva, vice-presidente da Assovis RN, “as ECVs garantem comodidade ao consumidor, que não precisa lidar com a espera ou burocracia de agendamentos. Isso é especialmente importante em períodos de alta demanda, como o fim de ano.”
Importância da vistoria veicular
A vistoria não é apenas uma formalidade: ela contribui para evitar fraudes, falsificações e clonagem de veículos, além de assegurar que automóveis, motos, caminhões e reboques estejam em bom estado de conservação. O processo inclui a verificação de itens obrigatórios, documentação autêntica e a análise de alterações proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Todo o processo é documentado por meio de filmagens e fotografias, armazenadas por três anos e auditadas periodicamente para garantir a segurança e a legalidade dos serviços prestados.
Fonte: Blog do BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário