martins em pauta

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Bolsa despenca e dólar dispara após discurso de Lula soar como ameaça à estabilidade fiscal

Quinta, 10 de Novembro de 2022

Foto: Reprodução

O mercado reage com nervosismo, na tarde desta quinta-feira (10), a declarações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista fez, mais cedo, um discurso com críticas à “estabilidade fiscal”, ao defender que é preciso colocar a questão social na frente de temas que interessam, segundo ele, apenas ao mercado financeiro. O petista também questionou por que ter meta de inflação e não ter meta para o crescimento do PIB.

“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal desse País? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem teto de gastos com seriedade não discutem a questão social neste País?”, questionou, em discurso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Investidores reagiram automaticamente ao discurso desta quinta-feira (10). Às 16h, o Ibovespa, principal índice da B3, caía 3,56%, aos 109 mil pontos. O dólar estava subindo 3,97% e passou a ser cotado a R$ 5,38 no mercado à vista.

Segundo o petista, é preciso mudar a forma de encarar determinados gastos que são feitos pelo poder público. “É preciso mudar alguns conceitos. Muitas coisas que são consideradas como gastos neste País, precisam passar a ser encaradas como investimento. Não é possível que se tenha cortado dinheiro da farmácia popular em nome de que é preciso cumprir a meta fiscal, cumprir a regra de ouro”, disse Lula.

Críticos à expansão sem controle das despesas afirmam que a responsabilidade fiscal é o que permite mas gastos para o social ao se economizar com a conta de juros da dívida.

98 FM

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Nem o barco infestado de ratos saiu do píer, já começaram a pular no mar, Meireles desejou sorte, tamos fodidos.

  2. Parabéns lulamolusco, vc tá começando muito bem!
    Acho que eu e meus amigos já vamos pedir seu impeachment

  3. Continua delirando, desse jeito vamos dar l9go adeus a um bocado de coisas: reposição salarial automatica ; reajuste na tabela do IR; picanha gratis; gasolina barata; investimentos; rever idade da aposentadoria; acabar com FIES; universidade de qualidade, saude e seguranca idem; putz é muito azar…tava pondo minhas fichas em que tudo iria melhorar, para deixar de ser otario, quem manda acreditar em mentiroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643