martins em pauta

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

CRISE: Discurso de Lula desmoraliza a transição e a ideia de coalizão, diz a economista Elena Landau

Sexta, 11 de Novembro de 2022

Foto: divulgação

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicando que os gastos serão do tamanho que ele considerar adequado “desmoraliza a transição” e vai na direção contrária do que se esperaria de uma ampla coalizão política, como foi desenhado na campanha. “É um discurso de PT pelo PT, que ignora os apoios recebidos”, disse a economista Elena Landau, que elaborou o programa econômico da ex-candidata à Presidência Simone Tebet (MDB).

Tebet deu apoio importante à campanha de Lula no segundo turno eleitoral e hoje integra a equipe de transição. É cotada para compor o Ministério.

Para Landau, o que preocupa não são itens da fala de Lula, mas o conjunto. “É um discurso muito pior do que o de 2002”, avaliou. As falas do presidente eleito parecem se contrapor às expectativas de que ele faria um governo pragmático e uma gestão econômica parecida com a de 2003.

Ela cita como exemplo um questionamento feito por Lula: por que temos meta de inflação e não temos meta de crescimento. “O que isso quer dizer?”, pergunta a economista.

“A responsabilidade fiscal é muito importante para ajudar a população mais pobre”, defendeu Landau. Assim, não cabem afirmações na linha “dane-se a Faria Lima” e “eu sei o que é bom e vou gastar quanto preciso”, exemplificou. “Se nunca tivessem feito isso, tudo bem”, comentou. “Mas já fizeram e deu errado, já alocaram o capital de forma errada.”

Esse cenário torna mais urgente a definição de quem será o ministro da Fazenda, avalia Landau.

Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643