Terça, 22 de Fevereiro de 2022
Ontem, 20/02, o portal G1 sucumbiu aos fatos e reconheceu que o número de assassinatos caiu 7% no Brasil em 2021 e é o menor da série histórica.
O país teve 41,1 mil mortes violentas no ano passado - o menor número desde 2007, ano em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados. Índice nacional de homicídios criado pelo G1 é baseado em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal
A diminuição dos assassinatos em 2021 retoma a tendência de queda registrada no país pelo Monitor da Violência desde o balanço de 2018. Esta tendência foi interrompida em 2020, ano que teve uma alta de mais de 5% em plena pandemia, mas voltou a ser registrada em 2021.
Com a redução, o número de mortes volta ao patamar de 2019, quando foram registradas 41,7 mil mortes. Naquele ano, houve a maior queda da série, de 19%.
Cabe ressaltar que existem 600 mil atiradores e caçadores profissionais, conhecidos como CAC, no Brasil e o número citado pelo jornal o Globo “vinte e cinco’ não é relevante estatisticamente. E a Globo sendo uma emissora carioca tinha obrigação de saber que quem abastece o tráfico, são os contrabandistas internacionais de armas – pois só eles conseguem abastecer a alta demanda e tipo de armas de alto calibre exigidos pelos traficantes que já dominam 30 % do território da capital fluminense.
Um exemplo disso são as pesadas metralhadoras .50 e as granadas comuns em morros cariocas e proibidas aos CACs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário