martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

domingo, 9 de janeiro de 2022

Fiocruz espera autossuficiência em vacina contra Covid-19 até fim do semestre

Domingo, 09 de Janeiro de 2022

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Na última sexta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do insumo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a vacina contra Covid-19, o que abre caminho para a fabricação de 100% do imunizante no Brasil.

A expectativa é que o primeiro lote dessa vacina seja entregue em fevereiro. A CNN Brasil entrevistou Maurício Zuma, diretor da Mio-Manguinhos/ Fiocruz.

Segundo ele, esse movimento deve garantir nossa independência na fabricação de vacinas contra Covid no curto prazo.

“Vai garantir a nossa autossuficiência até o fim desse semestre. Precisamos de alguns meses para escalonar o processo, já produzimos cerca de 20 milhões de doses, 15 milhões de pontas e outros 5 milhões estão em produção. Vamos continuar escalonando para ter uma capacidade maior de produção”, disse neste domingo (9).

Questionado sobre o que muda na prática com essa aprovação, Zuma diz que a permissão para a fabricação do principal insumo da vacina protege o país de imprevistos.

“Dá mais garantia de que a gente vai ter o insumo farmacêutico ativo aqui sem depender de problemas de logística e de produção em outros locais de fabricação”, diz.

“Produzir a vacina é sempre complexo, porque você está sujeito a uma série de variáveis que pode atrapalhar o processo e, agora, produzindo aqui, isso está sob nosso controle”, diz.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055