martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Queiroga diz que Brasil liderará vacinação infantil

 Terça, 11 de Janeiro de 2022

Foto: Sérgio Lima / Poder360

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil irá liderar a vacinação global de crianças contra a covid-19. A declaração foi feita nesta 3ª feira (11.jan.2022).

“Com a capacidade do nosso sistema de saúde em breve nós vamos liderar o ranking desse tipo de vacinação”, afirmou Queiroga.

No final de 2021, ele chegou a dizer que a imunização infantil não era prioridade. “Tenho mais preocupação com a aplicação de 2ª dose e 3ª dose do que com a vacinação em criança”, declarou em 18 de dezembro.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 16 de dezembro a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. O governo demorou 3 semanas para liberar o grupo para receber o imunizante – só em 5 de janeiro.

A faixa etária ainda espera a chegada das doses pediátricas no Brasil. O 1º lote está programado para pousar no país na 5ª feira (13.jan). O ministério prevê que as crianças comecem a ser vacinadas na 6ª feira (14.jan).

O Ministério da Saúde encomendou 20 milhões de doses pediátricas da Pfizer para o 1º trimestre. Queiroga disse que novas solicitações de vacinas dependeria da demanda dos pais em vacinar seus filhos.

Há 20,5 milhões de crianças de 5 a 11 anos no Brasil, segundo cálculo do IBGE. É necessário o dobro de doses (41 milhões) para vacinar todas elas. Cada criança receberá 2 injeções com intervalo de 8 semanas.

CoronaVac em crianças

Queiroga também abordou a possibilidade do uso da vacina CoronaVac em crianças. “Se a Anvisa aprovar o Ministério da Saúde vai analisar as condições dessa aprovação e, como de costume, liberar esses imunizantes para população brasileira”, disse.

A Anvisa está analisando o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes. O imunizante da Pfizer é o único liberado para esses grupos no Brasil.

Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055