martins em pauta

quarta-feira, 11 de março de 2020

USP é a melhor universidade da América Latina, segundo consultoria internacional

Quarta, 11 de Março de 2020

Foto: Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada, pela 10ª edição do “QS World University Rankings”, a melhor universidade da América Latina.

Em 2019, a instituição também liderou entre as demais brasileiras. A QS utiliza quatro métricas para avaliar os melhores cursos — que, somadas, dão os resultados das instituições mais bem rankeadas. O peso de cada uma varia de acordo com a disciplina analisada.

São levadas em considerações a reputação acadêmica baseadas em uma pesquisa com 94 mil respostas da QS; reputação entre empregadores; citações por artigo; e o Índice H.

Este último quesito é uma maneira de medir a produtividade e o impacto do trabalho publicado por um cientista ou acadêmico. O índice é baseado no conjunto dos trabalhos mais citados do acadêmico e no número de citações recebidas em outras publicações.

Os rankings compilados pela QS Quacquarelli Symonds, grupo de analistas globais de ensino superior, fornecem uma análise comparativa do desempenho de 13.138 programas universitários individuais, cursados por estudantes de 1.368 universidades, em 83 locais em todo o mundo, divididos em 48 disciplinas acadêmicas englobadas por cinco grandes áreas.

— O ensino superior brasileiro também devem dedicar maior atenção à questão da empregabilidade de seus graduados. Apenas três dos programas em destaque no Brasil estão entre os 50 melhores do continente no indicador de Reputação entre Empregadores, sugerindo que instituições de outras nações latino-americanas estão cultivando graduados nos quais os empregadores têm mais fé — afirmou Jack Moran, porta-voz da QS.

O estudo apresentou as seguintes observações sobre as instituições brasileiras:

A USP ficou entre as 50 melhores universidades em mais de dez rankings. Na América Latina, é superado apenas pela Universidade Nacional Autônoma do México (que teve 12 programas entre os top 50);

De acordo com responsáveis por contratação entrevistados pela QS, o departamento de Engenharia Civil e Estrutural da USP possuí os graduados mais empregáveis do Brasil. O programa recebeu a maior pontuação do país, 90,2/100 para o indicador de Reputação entre Empregadores, que mede a opinião de empregadores com relação à qualidade dos graduados;

Todos os 28 programas de maior pontuação do Brasil para o indicador de Reputação entre Empregadores podem ser encontrados na USP;

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve um ano de melhoria geral. Seu desempenho foi superior em 8 das 27 disciplinas em que está classificada e decaiu em apenas três;

O principal departamento de pesquisa do Brasil, segundo dados da QS, é o departamento de Farmácia e Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que alcança a melhor nota do país, de 87,6 / 100, para a métrica de Citações por Artigo. A QS usa esse indicador para calcular o impacto da pesquisa de cada departamento.


O Globo









Chicão

Valeu mito, um ano é suficiente pra retomada do conhecimento e da pesquisa, adeus corrupção sistêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643