martins em pauta

sábado, 22 de fevereiro de 2020

EUA liberam importação de carne brasileira suspensa desde 2017

Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira (21) que o governo americano liberou a importação de carne bovina in natura do Brasil.

A liberação foi anunciada ao governo brasileiro pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e pelo FSIS (Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar).

“Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Com isso, o Brasil poderá começar a enviar produtos de carne bovina in natura derivados de animais abatidos a partir desta sexta-feira (21). Mas o governo americano ainda deve enviar uma lista atualizada de estabelecimentos elegíveis certificados.
No comunicado encaminhado ao governo brasileiro, o FSIS disse que o Brasil corrigiu os problemas que levaram à suspensão.

As compras de cortes bovinos do Brasil foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido à identificação de abcessos provocados por reações no rebanho à vacina contra a febre aftosa.
Entre os motivos apresentados pelos EUA para manter as barreiras, também estavam problemas no processo de maturação e melhorias na coleta para testes microbiológicos.

Desde o início do ano passado, a ministra fez reuniões com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, para tentar liberar o mercado da carne.

Em junho de 2019, uma missão veterinária dos EUA esteve no Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. Mas não houve mudança de posição.

Em novembro, a ministra Tereza Cristina viajou aos EUA, mas deixou o país sem conseguir definição de prazo ou procedimento para a reabertura do mercado para a carne bovina in natura brasileira.

Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643