Sexta, 22 de janeiro de 2016
Senador pediu e recebeu doação da OAS

A Folha de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (21), informação obtida com exclusividade dando conta de que o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, trocou mensagens com o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, pedindo doações eleitores para seu partido.
As mensagens foram obtidas pela Polícia Federal, envolvendo também o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA).
Em 31 de julho de 2012, Agripino encaminhou a seguinte mensagem para Léo Pinheiro: “Com quem o Romero, tesoureiro do partido, deve se contactar para transmitir os dados do DEM nacional? Grato por tudo”.
Depois, um funcionário da OAS também envia uma comunicação a Léo Pinheiro, que aparenta ser uma resposta ao pedido do DEM: “Dr. Léo. Já falei com o Romero e combinamos dia 10/8 – 250 e 10/9 – 250”.
OUTRO LADO
O senador Agripino Maia confirmou ter procurado Léo Pinheiro para pedir doações eleitorais. De acordo com ele, a OAS colabora, há várias eleições, com o DEM e todos os outros partidos.
“A OAS doou para diversos diretórios nossos. Todas os repasses são absolutamente legais e constam nas prestações de contas. Ainda assim, o DEM está à disposição para fazer qualquer esclarecimento necessário”, afirmou.
Jutahy Júnior disse que pediu –e conseguiu– R$ 300 mil à OAS para o Diretório da Bahia, sendo R$ 30 mil para sua própria campanha. Ele contou ainda que fez duas solicitações de doação à empreiteira, mas que apenas uma delas foi atendida.
Sobre a mensagem de agradecimento, o parlamentar tucano argumentou que foi enviada para diversas pessoas que o ajudaram financeiramente na corrida eleitoral, entre elas a OAS.
“Minha prestação de contas foi entregue, sem nenhuma irregularidade. Na minha relação com os doadores não há reciprocidade, ou seja, não tem o conhecido toma lá, dá cá”, afirmou Jutahy.
Procurado pela reportagem, Rodrigo Maia disse que as doações foram declaradas na Justiça Eleitoral.
Fonte: Carlos Skarlack
Nenhum comentário:
Postar um comentário