martins em pauta

sábado, 13 de dezembro de 2014

Tire suas dúvidas sobre câncer de tireoide com o Cirurgião Geral Dr. Antônio Carlos

Sábado, 13 de dezembro de 2014


A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto). Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena ela. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). O Cirurgião Geral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Antônio Carlos, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, tirou dúvidas da população com relação a doença. Confira:

- Uma paciente esteve reclamando da demora para realizar uma cirurgia de tireoide, que segundo ela está num estado grave. É verdade que quanto maior a glândula da tireoide, maior é o risco de cirurgia?

Dr. Antônio Carlos – Essa situação é reflexo da saúde pública que se encontra no Brasil nos últimos anos, então igual a ela haverá milhares no país. Assistimos a deterioração da saúde pública no Brasil, mas eu ainda acredito que pode vim a melhorar. Cirurgias comuns como hérnia inguinal, vesícula, histerectomia, próstata e ortopédica estão levando mais de 2 meses para serem realizadas e não são feitas. Quanto maior a glândula de tireoide maior a possibilidade dela se malignar, então é uma patologia que precisa de cirurgia e um procedimento cirúrgico de um grau alto de risco. Os pacientes que tem um diagnóstico prévio de câncer de tireoide feito por uma biópsia com agulha, quando operados ficam curados em 100%.

- Quais os fatores de risco?

Dr. Antônio Carlos – Para os tumores de tireoide em si, existe uma série de fatores que está relacionada a esse aumento da incidência dos tumores, alguns falam em radiação ionizantes, outros através de alimentação devido a grande quantidade de agrotóxico, os fatores de crescimento das aves. Isso é do ponto de vista maligno e benigno, mas infelizmente o SUS não acompanha essa demanda e os pacientes ficam anos e anos na fila aguardando uma cirurgia.

- A retirada das glândulas implica na vida do indivíduo?

Dr. Antônio Carlos – Na verdade, nós temos que preservar as glândulas para tireoide, que ficam junto às tireoides, que devem permanecer no corpo do cidadão, mas às vezes param de funcionar, nesse caso, eles precisam tomar cálcio a vida inteira por via oral. Em relação direta com a glândula tireoide, o paciente precisa tirar essa glândula por inteiro, alguns outros podem ser retirados apenas um lado, nesse caso não há necessidade obrigatório de fazer uma reposição hormonal. No caso dos tumores foliculares, mesmo sendo benignos, a glândula se faz necessária ser retirada por inteiro e nesse caso é preciso fazer uma reposição hormonal diariamente. Existe uma série de medicações com hormônios sintéticos para serem usados, mas o paciente tem que usá-lo a vida inteira, não pode parar, pois se abaixar, ele terá um hipotireoidismo e terá consequências como obesidade, lentidão e etc.

- Como o médico toma conhecimento desse problema no paciente?

Dr. Antônio Carlos – Às vezes o paciente não sente nada, mas ao se fazer uma ultrassonografia de rotina da região cervical se nota nódulos, que se forem pequenos e fazer a biópsia e não tiver nenhuma potencialidade de malignar, não há necessidade imperiosa de se fazer uma cirurgia imediata. Quando chegar no momento cirúrgico o endocrinologista vai ver a necessidade e dizer que há uma mudança no padrão da arquitetura celular através da biópsia. Tem paciente que começa a notar no espelho ou apalpação no pescoço com um caroço que começa a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643