martins em pauta

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Henrique Alves entrega à Comissão de Memória e Verdade, documentos que revelam crimes da ditadura

7 de agosto de 2014 


Cumprindo agenda em Brasília como presidente da Câmara, o candidato governador do RN, deputado Henrique Alves (PMDB) entregou, nesta quarta-feira, a integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, de Pernambuco, documentos relativos à apuração da comissão parlamentar de inquérito instalada em 1963 na Câmara sobre a atuação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad) no financiamento de campanhas eleitorais nas últimas eleições antes do golpe militar de 1964.

Os documentos apurados na época somaram 14 volumes, mas foram arquivados após o golpe militar. Somente neste ano os papéis foram obtidos e digitalizados pela Presidência da Câmara. Entre os documentos estão recibos, nomes e registros de empresas e de pessoas que tiveram algum envolvimento com o Ibad.

“Divulgar isso era uma obrigação que faço com muita alegria e muita honra. Trata-se de uma grande contribuição da Câmara à democracia brasileira”, declarou Henrique Eduardo Alves.

Durante o encontro, secretário-geral da Comissão Dom Hélder Câmara, Henrique Mariano, entregou a Alves relatório sobre o caso do padre Antonio Henrique, morto no final da década de 60, durante a ditadura militar.

O documento demorou quatro anos para ficar pronto e conclui que a morte do padre teve caráter político, contrariando versões oficiais de que foi um assassinato comum. De acordo com a comissão, também houve interferência do Ministério da Justiça na investigação do caso feita à época.

O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) também participou da reunião. Ele e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) foram os autores do requerimento para que ocorresse a entrega dos documentos.



Fonte: Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643