martins em pauta

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Superfaturamento de insulina é um escândalo a ser apurado

 Quinta-Feira - 26/06/2014 -
 
"Siga o dinheiro"
A Câmara de Mossoró sepultou requerimento para instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que apuraria compra de insulina, pela Prefeitura de Mossoró. O escândalo remonta ao período de gestão da então prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB), mas faz “escala” no governo da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM).

Saúde com superfaturamento e entrega de produto aquém do contratado

Mesmo assim, o Ministério Público tem dever, de ofício, de pegar o que querem esconder e tocar para frente. Ir às últimas consequências.

Existem elementos de sobra que justificam apuração do caso, haja vista que a própria Prefeitura de Mossoró admite que passou a comprar a unidade do produto bem abaixo do que fazia antes, quebrando um longo ciclo de superfaturamento.

O requerimento de número 716/2014 – que foi assinado pela oposição, mas depois retirado de pauta devido “erro técnico”, está assentado em depoimento oficial do então prefeito interino Francisco José Júnior (PSD).

Licitação

Na leitura da Mensagem Anual do Governo, dia 18 de fevereiro deste ano, na própria Câmara, ele relatou que a Prefeitura passou a comprar insulina a R$ 61,00 por unidade. Antes, na gestão da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM), o valor chegara a R$ 87,00. Custo 40% maior do que o obtido pelo novo prefeito.

Os vícios retrocedem no tempo, com informações de bastidores que apontam até mesmo para a entrega do produto em quantidade bem inferior à contratada em licitação. O atual Governo Francisco José Júnior sabe disso, tem informação nesse sentido.

“Siga o dinheiro” (“Follow the money”), frase do livro-filme sobre caso “Watergate” serve à investigação sobre compra de insulina em Mossoró. A recomendação é a mesma: Ministério Público, “siga o dinheiro”.

Questão inadiável

No rastro do money há distribuidora de medicamentos, farmácia, carrões, apartamentos e nascente posto de combustível; nomes ilustres ligados ao poder, novos ricos e certos personagens soturnos.

Para quem não sabe ou não lembra, Watergate
é a denominação do escândalo investigado pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein do jornal Washington Post (Estados Unidos), considerada a maior reportagem investigativa da imprensa mundial.

Resultou no afastamento do então presidente Richard Nixon do cargo.

Em Mossoró, elucidar esse desvio milionário e sem limites, que causou enormes prejuízos ao erário e danos à saúde pública, é uma questão inadiável e saneadora.

É um escândalo a ser apurado, mesmo que muitas reputações sejam desnudadas à realidade.
 
 
 
Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643