martins em pauta

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cigarros e remédios pressionam inflação em abril



A inflação em abril praticamente triplicou e foi a mais alta em um ano por conta, principalmente, da alta dos preços de cigarros, do custo dos empregados domésticos e valor dos remédios, informou nesta quarta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“A inflação em abril foi mais pulverizada”, afirmou a gerente da Coordenação de Índices de Preços, Eulina Nunes dos Santos. “Além de cigarros, domésticas e remédios, outros setores contribuiram para a inflação, como alimentos, vestuário e habitação”, disse a técnica.
Após terem seus preços reajustados em 25% em 6 de abril, cigarros apresentaram inflação de 15,04%. O principal motivo foi o aumento do valor do produto cobrado pelas fabricantes que se anteciparam ao aumento do IPI (imposto de produtos industrializados), realizado pelo governo em maio.
O reajuste recente do salário mínimo (de R$ 545 para R$ 622) e a crescente escassez de mão de obra no setor de empregados domésticos contribuíram para pressionar o valor pago a esses profissionais. A inflação do item atingiu 1,86%. Cigarros e empregados contribuíram para que o grupo de despesas pessoais subisse de 0,55% em março para 2,23% em abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643