Quarta, 10 de dezembro de 2025
A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (10/12) a PEC 148/2025, que reduz a jornada semanal e põe fim à escala 6×1. O texto limita o trabalho a até oito horas por dia e 36 horas por semana, distribuídas em até cinco dias, sem corte de salário.
A proposta garante repouso semanal remunerado de, no mínimo, dois dias, preferencialmente aos sábados e domingos. Agora, segue para votação no plenário do Senado.
Apresentada por Paulo Paim (PT-RS) e relatada por Rogério Carvalho (PT-SE), a PEC tramita desde 2015 e foi incluída extrapauta na sessão desta quarta. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), defendeu a votação afirmando que o tema já foi amplamente debatido em três audiências públicas.
A discussão sobre a redução da jornada também avança na Câmara, onde o tema vem sendo analisado pela Comissão de Trabalho.
Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores
Mais sensato seria termos uma carga semanal de 40 horas, fim do 6×1 com 5 dias de 8 horas.
Se o projeto é de um ptista, então é péssimo para os trabalhadores, sem sombras de dúvidas.
E as entidades patronais assistindo de camarote toda essa mudança q vai gerar custos e aumento do desemprego. Viva os omissos!!
Pessoal joga politicamente para pagar de bonzinho junto a classe que pseudo representam. Será que ninguém entendeu ainda que os custos gerados pelo corte de um dia de produção/trabalho mantendo o mesmo custo de aquisição de mão de obra será repassado aos preços de produtos e serviços? Que esse custo será mais sentido justamente pela classe menos favorecida que esse governo de esse partido insistem em dizer que são legítimos representantes? É muita hipocrisia .