martins em pauta

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão se posicionam contra medidas impostas por Moraes a Jair Bolsonaro: “abuso” e “censura”

Terça, 23 de julho de 2025

Imagem: reprodução

Nesta quarta-feira (23), os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo publicaram editoriais contundentes contra a medida do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a divulgação de declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo por terceiros.

O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo classificaram como indevida, inconstitucional e perigosa para a liberdade de expressão no Brasil.

“Proibir entrevista é indevido e inoportuno”, diz O Globo

O Globo declarou em editorial  que “proibir entrevista é indevido e inoportuno”, em menção direta à decisão de Moraes que vetou veiculação de falas de Jair Bolsonaro nas redes sociais. O jornal afirma que tal decisão infringe garantias constitucionais. Leia a íntegra.

“Escandaloso caso de censura”, diz o Estadão

Mais incisivo, o jornal O Estado de S. Paulo classificou a decisão como “um escandaloso caso de censura” e disse ainda que medidas abusivas como essa apenas agravam a polarização política no país. De acordo com o Estadão, Moraes “agiu de maneira arbitrária” quando impediu que declarações públicas feitas pelo ex-presidente em ambiente institucional sejam compartilhadas online, mesmo que por outras pessoas. Veja a íntegra.

Folha de S. Paulo:  “A obsessão censora do ministro Alexandre de Moraes deveria ser inibida”

A Folha de S. Paulo também publicou críticas contundentes à decisão de Moraes, destacando que o STF extrapola sua competência ao interferir preventivamente em manifestações públicas, o que fere o princípio da liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição. Leia completo aqui.

Opinião dos leitores

  1. Kkkkk….Finalmente perceberam o que se passa no país….Aqueles q aplaudem as arbitrariedade de hoje,serão as vítimas de amanhã….Simples assim!!!

  2. Quando chega o ponto final desses três jornais censuraren as controvérsias de Alexandre de Morais é porque é muito grave mesmo a situação.

  3. Quando foi com Lula, as proibições de entrevistas e etc, achavam o máximo ai agora tão ai com esse mimimi…

  4. Muita calma nessa hora, os três são responsáveis por essa tragédia no Brasil.
    Desde 2019 que esses veiculos de comunicação, atrapalham o nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643