martins em pauta

domingo, 16 de março de 2025

A Justiça benevolente reduz a pena de detento responsável por crime que chocou o paí

 Domingo, 16 de março de 2025






Atualmente cumprindo pena de 39 anos na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé, Lindemberg conseguiu a redução com base em sua participação em atividades laborais e educacionais dentro da prisão. Do total abatido, 107 dias correspondem ao tempo trabalhado entre 2021 e 2024, enquanto os outros dois dias foram concedidos pela conclusão de um curso de empreendedorismo oferecido pelo Sebrae em 2022.

A advogada do condenado, Marcia Renata, ressaltou que a decisão segue a Lei de Execução Penal, que permite a diminuição da pena para detentos que estudam e trabalham. Segundo ela, Lindemberg mantém uma rotina de trabalho desde o início de sua detenção e nunca teve registros de faltas disciplinares.

“Seu comportamento na unidade prisional sempre foi classificado como bom. Sendo assim, é esperado que ele continue a receber novos abatimentos enquanto mantiver sua rotina de trabalho e estudo, reduzindo gradativamente o tempo de cumprimento da pena”, afirmou a defensora.

O crime que chocou o Brasil

Em outubro de 2008, Lindemberg invadiu o apartamento onde Eloá morava e a manteve refém por mais de 100 horas, junto com a amiga Nayara Rodrigues e outros dois colegas. Após negociações, os reféns foram liberados, exceto Eloá. Nayara chegou a ser enviada de volta ao local pela polícia, numa tentativa de acalmar a situação.

O sequestro terminou em 17 de outubro, quando a polícia invadiu o apartamento ao ouvir um disparo. Antes da ação dos agentes, Lindemberg baleou Nayara, que sobreviveu, e disparou dois tiros contra Eloá, que morreu no dia seguinte.

Inicialmente condenado a 98 anos de prisão, Lindemberg teve a pena reduzida para 39 anos em 2013. Em 2021, ele chegou a obter o direito ao regime semiaberto, mas o benefício foi revogado quatro meses depois. No entanto, no final de 2022, ele conseguiu novamente a progressão de regime.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643