martins em pauta

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Relator apresenta parecer e rejeita cassação de Zambelli; colegiado ainda precisa aprovar

Terça, 02 de dezembro de 2025

Licenciada e presa na Itália, Carla Zambelli chora em audiência na CCJ da Câmara — Foto: Kevin Lima/g1

O relator do processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou nesta terça-feira (2) parecer contra a cassação do mandato da parlamentar.

Em coletiva à imprensa, o relator disse não ter encontrado provas de que Zambelli ordenou a invasão ao Conselho Nacional de Justiça.

“Eu analisei toda a ação e todos os documentos no qual tive acesso e o que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que a deputada tenha ordenado as invasões”, disse o relator.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por ter sido condenada criminalmente em decisões definitivas, a Câmara precisa dar aval à perda do mandato.

O parecer de relator ainda precisa ser votado pelos membros da CCJ, que podem aceitar ou rejeitar o texto.

Após a análise da Comissão, o caso será submetido ao plenário principal da Casa. São necessários, no mínimo, 257 votos para que a deputada seja cassada.

A parlamentar participou remotamente, em setembro, de uma audiência sobre o caso na CCJ. A deputada trocou acusações com o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado com ela pelo STF.

Na ocasião, Zambelli afirmou que Delgatti é um “mitomaníaco” e chegou a questionar a saúde mental do hacker, fazendo menção ao uso de medicamentos para tratar um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Relembre o caso

De acordo com as investigações, Zambelli atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto para inserir documentos falsos na base de dados do CNJ – incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A defesa de Zambelli chegou a apresentar um recurso pedindo a absolvição da parlamentar e alegou cerceamento de defesa, por falta de acesso a todos os arquivos apreendidos com o hacker, mas foi negado.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, ilegibilidade e perda do mandato parlamentar, sem deliberação da Câmara. No entanto, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu adotar rito distinto e enviou o caso à análise dos deputados.

A deputada também foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Não cabe mais recurso das duas condenações.

A parlamentar está presa em Roma, na Itália, desde julho deste ano. Antes de a condenação se tornar definitiva, Zambelli fugiu para o país, o que levou a ser incluída na difusão vermelha da Interpol.

Após a prisão, Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que vai provar que não tem envolvimento na invasão do sistema do CNJ.

A extradição da deputada para o Brasil é analisada pela Justiça da Itália. Uma nova audiência foi marcada para 4 de dezembro.

g1

VÍDEO: Trump elogia Lula e acerta papo sobre tarifas e crime organizado: “Eu gosto muito dele”

Terça, 02 de dezembro de 2025

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não economizou elogios a Lula após uma ligação de 40 minutos nesta terça-feira (2). “Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom”, declarou Trump, em referência ao presidente brasileiro, depois de discutir tarifas sobre produtos brasileiros e a cooperação contra o crime organizado.

A conversa teve como destaque a retirada de tarifas de 40% sobre carnes bovinas frescas, cacau, café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes brasileiros, decisão anunciada pela Casa Branca em 20 de novembro. Lula comemorou a medida e reforçou que ainda há produtos com tarifas e que o Brasil quer avançar rápido nas negociações, mirando principalmente o setor industrial.

Além do comércio, Lula pediu reforço dos Estados Unidos no combate ao crime organizado internacional. O presidente brasileiro citou operações recentes que sufocaram financeiramente organizações criminosas com ramificações fora do país. Trump se mostrou “totalmente disposto” a apoiar ações conjuntas entre os dois países contra essas redes.

Os dois líderes concordaram em manter conversas frequentes para acompanhar os avanços nos temas discutidos, garantindo que a relação entre Brasil e EUA fique em alta, tanto na economia quanto na segurança.

Michelle acena positivamente para chapa “imbatível”

 Terça, 02 de dezembro de 2025

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) sinalizou a aliados que está disposta a ser candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas eleições presidenciais de 2026.

Michelle manifestou esta posição durante conversas realizadas nos últimos dias. Inicialmente, seu plano era disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, onde teria grandes chances de vitória segundo análises políticas.

Em conversas reservadas, a ex-primeira-dama tem demonstrado confiança em Tarcísio. Fontes próximas afirmam que Michelle acredita na lealdade do governador de São Paulo ao ex-presidente.

A possibilidade de Michelle desistir da candidatura ao Senado pelo DF evidencia a importância estratégica que a família atribui à presença de um de seus membros na chapa presidencial. Antes, ela considerava incluir um irmão como suplente em sua potencial candidatura ao Senado, plano que pode ser abandonado em favor da vice-presidência.

A estratégia com Tarcísio como cabeça de chapa e Michelle como vice é vista como uma configuração com maior potencial para atrair apoios políticos diversificados, especialmente de setores mais moderados e partidos de centro, considerados fundamentais para a viabilidade eleitoral em 2026.

Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Vaza o conteúdo da conversa entre Maduro e Trump

 Terça, 02 de dezembro de 2025


Trump na ocasião deu um ultimato a Maduro, fixando um prazo para que ele deixasse a Venezuela.

Trump recusou uma série de pedidos de Maduro durante a chamada. O venezuelano disse que estaria disposto a deixar a Venezuela, desde que ele e seus familiares recebessem anistia, os EUA removessem sanções e o processo contra ele no Tribunal Penal Internacional (TPI) fosse encerrado.

Maduro também teria pedido a derrubada de sanções para mais de 100 funcionários do governo venezuelano e que a vice-presidente, Delcy Rodríguez, comandasse um governo interino antes de novas eleições.

Trump rejeitou a maioria dos pedido de Maduro e fixou um prazo para ele deixar a Venezuela com destino à sua escolha, junto de seus familiares.

O prazo terminou na sexta-feira (28). No sábado (29), o presidente dos EUA emitiu uma orientação para que “todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, considerem o FECHAMENTO TOTAL DO ESPAÇO AÉREO SOBRE E AO REDOR DA VENEZUELA”.

Fonte: Jornal da Cidade Online

“Nós nos resolvemos”, diz Flávio após atrito com Michelle

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que conversou na segunda-feira (1º) com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os dois se resolveram.

No final de semana, Michelle criticou o apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, o que causou um mal-estar na cúpula da legenda.

“Eu conversei longamente com a Michelle ontem. Nós nos resolvemos e expliquei a ela que não havia nenhuma decisão tomada sobre palanques, nem no Ceará nem em nenhum outro estado”, afirmou.

O filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, como interlocutor do pai, analisará os cenários em todas as unidades da federação com a participação de Michelle. Segundo ele, porém, a decisão final será do ex-presidente.

“Prefiro enxergar o que aconteceu pelo lado bom, de dar um freio de arrumação para que todos pensem juntos o melhor a fazer com foco na estratégia nacional, porque temos um Brasil para redemocratizar”, salientou.

Nesta terça-feira (2), Michelle se reunirá com a cúpula nacional do PL para afinar o discurso e evitar novos atritos públicos. A discordância, na visão de dirigentes da direita, só enfraquece o espectro conservador.

CNN

Após protesto, Governo diz que edital para destinar área do Diba ao MST está em fase final

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), na RN-118, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que está finalizando o edital que vai selecionar integrantes do movimento para ocupação de áreas do projeto irrigado.

O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), quando cerca de 300 militantes fecharam a via usando galhos e fogo para cobrar o repasse de terras.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o processo está em fase final e deve ser publicado “em breve”. Segundo ele, o edital atenderá uma demanda dos agricultores da região e vai regulamentar a seleção dos beneficiários para uma área do Baixo Açu.

“Tem um edital de licitação destinado à agricultura familiar que o Governo do Estado está preparando e concluindo o processo, que vai tratar da seleção desses agricultores familiares para uma área lá do Baixo Açu. O governo está correndo, tem as questões legais que precisam ser cumpridas, mas num breve espaço de tempo isso deve estar sendo liberado, porque é uma cobrança dos agricultores”, afirmou.

Tribuna do Norte


Opinião dos leitores

  1. O eleitor médio do PT é aquele eleitor que acredita em picanha caindo do céu e também acredita em Papai Noel e Coelhinho da páscoa, então é difícil sentir pena ou se solidarizar com a causa. Gente que ama a mentira nunca vai prosperar.

    1. O eleitor médio do Bolsonaro é aquele eleitor que acredita em anistia caindo do céu e também acredita em Waldemar e Veio da Havan, então é difícil sentir pena ou se solidarizar com a causa. Gente que ama a mentira nunca vai prosperar.

      Bolsonaristas e Petista é tudo farinha do mesmo saco.

  2. Isso é o que dá acreditar em papafigo! Foram enganados há 12 anos e em 2026 vão votar no mesmo enganador, pois serão enganados novamente, pela mesma promessa! Volta monarquia!!!

Homem é encontrado com marca de facada e morre em hospital no interior do RN

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos morreu após ser atingido por um golpe de arma branca na noite desta segunda-feira (2) no bairro Walfredo Gurgel, em Caicó, na região Seridó potiguar.

Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha acabado de encerrar o expediente em uma hamburgueria onde trabalhava e seguia para a casa de um amigo quando foi ferida.

O homem identificado como Erinaldo Alexandre Santos, natural de São Fernando, foi encontrado caído em uma rua e socorrido por moradores da cidade.

A Polícia Militar informou que só foi acionada por volta das 23h30, após o homem dar entrada no Hospital Regional de Caicó.

G1RN

Opinião dos leitores

RN registra 67 mortes por afogamento entre janeiro e outubro de 2025 e bombeiros reforçam ações de prevenção

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Rio Grande do Norte registrou 67 mortes por afogamento entre janeiro e outubro de 2025, segundo o Corpo de Bombeiros. Mais da metade dos casos (52,2%) aconteceu em lagoas, rios, açudes, barragens e cachoeiras — locais sem presença regular de guarda-vidas e que exigem atenção redobrada.

Para reduzir esses números, a corporação iniciou a Operação Alerta Vermelho, que durante a primeira semana de dezembro intensifica ações de prevenção e orientação à população. Os bombeiros vão realizar palestras, campanhas educativas, demonstrações práticas e atividades comunitárias em escolas, centros comerciais, templos religiosos e associações.

As principais recomendações incluem:

  • evitar entrar na água após consumo de álcool;

  • não nadar sozinho;

  • respeitar áreas sinalizadas e evitar locais desconhecidos;

  • manter crianças sempre ao alcance das mãos;

  • usar coletes salva-vidas em embarcações;

  • agir com rapidez e chamar ajuda especializada em caso de emergência, evitando tentar resgates improvisados.

A Operação também reforça orientações gerais de segurança nesta época do ano, como prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e cuidados com energia elétrica e decorações natalinas. Além disso, os bombeiros intensificam fiscalizações em comércios e locais de grande público para garantir o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.

ULTIMATO DE TRUMP: Presidente dos EUA sugeriu a Maduro decidir destino de sua escolha para deixar Venezuela

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Chris Kleponis/Pool/Getty Images/John Moore/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um ultimato direto a Nicolás Maduro durante uma ligação telefônica: o líder venezuelano deveria deixar o país, com sua família, até a última sexta-feira (28), segundo apurou a agência Reuters. A exigência ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe e a um cenário de tensão crescente entre Washington e Caracas.

Na conversa, Maduro teria pedido anistia para familiares e aliados, além do fim das acusações no Tribunal Penal Internacional — solicitações rejeitadas por Trump. Quando o prazo não foi cumprido, o presidente norte-americano declarou nas redes sociais que o espaço aéreo “acima e ao redor da Venezuela” deveria ser considerado “completamente fechado”.

Nos bastidores, autoridades americanas confirmam que Washington ofereceu a Maduro a possibilidade de se exilar na Rússia ou em outro país. Trump reconheceu publicamente apenas que falou com o venezuelano, sem revelar detalhes da conversa. Fontes em Washington dizem que ainda é possível uma saída negociada, mas destacam que há divergências e pontos sensíveis sem solução.

Lula liga para Trump e pede cooperação contra o crime organizado; tarifaço também foi assunto da conversa

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou nesta terça-feira (2/12) para o líder norte-americano, Donald Trump. Segundo o Palácio do Planalto, os dois conversaram por cerca de 40 minutos.

“[Lula] Destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, diz nota do governo brasileiro.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula indicou a Trump que a decisão de retirar a tarifa de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas, foi “muito positiva”.

Em 20 de novembro, a Casa Branca zerou as tarifas de 40% aplicadas pelos Estados Unidos sobre parte dos produtos agrícolas brasileiros. Com a decisão, deixaram de ser taxadas as exportações de carne bovina fresca, resfriada ou congelada, produtos de cacau e café, certas frutas, vegetais e nozes e fertilizantes.

Antes disso, no dia 14, o governo norte-americano já havia anunciado a retirada das tarifas globais de 10%. Mesmo assim, alguns setores brasileiros continuaram submetidos à alíquota de 40%, agora parcialmente revogada.

O petista destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações.

Com informações de Metrópoles e Folha de S. Paulo


Opinião dos leitores


PAULO CAPPELLI: Por que Bolsonaro resiste a lançar Michelle à Presidência

Terça, 02 de Dezembro de 2025

FOTO: Renan Areais

Jair Bolsonaro resiste a lançar Michelle à Presidência da República, embora pesquisas encomendadas pelo Partido Liberal (PL) apontem a ex-primeira-dama com potencial para disputar o Palácio do Planalto no ano que vem.

O principal entrave para Michelle, segundo Bolsonaro, está no quesito articulação política. O ex-presidente avalia que Michelle sofrerá desgaste, caso eleita presidente, ao ter de lidar com lideranças do Congresso Nacional.

Em conversa com a coluna um dia antes de ser impedido de dar entrevistas, o ex-mandatário afirmou que “só ele sabe o que passou” ao ter de negociar com deputados, senadores e dirigentes partidários. E que não deseja essa mesma tribulação para a esposa, que deverá concorrer ao Senado ou ser vice numa chapa presidencial.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que não anunciaria apoio a nenhum candidato enquanto houvesse possibilidade de reverter as duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaram inelegível.

Atrito entre Michelle e filhos de Bolsonaro

Agora, justamente o fator articulação política opõe Michelle e três filhos do ex-presidente: o senador Flávio, o deputado Eduardo e o vereador Carlos. A aliança eleitoral com Ciro Gomes no Ceará dividiu a família.

No Partido Liberal, dirigentes avaliam que Michelle “amadureceu” nos últimos dois anos ao protagonizar agendas pelo país no comando do PL Mulher e ao discursar em atos pró-anistia. Mas que ainda falta “traquejo” para evitar atritos desnecessários.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Moto com 164 multas em aberto e quase R$ 50 mil em débitos é recolhida na Operação Lei Seca

Terça, 02 de dezembro de 2025

Foto: PMRN/divulgação

Uma motocicleta foi recolhida pela Operação Lei Seca após ser constatado que o veículo possuía 164 multas em aberto, somando R$ 46.181,67 em débitos. Além disso, a motocicleta não tinha licenciamento desde 2016. E mais, o condutor, que não possuía CNH. Ele ainda foi autuado por se recusar a fazer o teste do etilômetro.

Segundo especialistas, este tipo de situação acontece e condutores conseguem acumular inúmeras multas porque o processo administrativo para suspensão da CNH é lento, podendo levar até 10 anos entre abertura e execução, conforme previsto na resolução 723/2018 do Contran. Enquanto isso, o condutor continua circulando até que a penalidade seja efetivamente aplicada.

Fonte:  Blog do BG

Magistrada põe em dúvida o divórcio de Gilmar e ironiza a situação do ministro

Terça, 02 de dezembro de 2025


Ela comenta a notícia que foi publicada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo e diz que a intenção do ministro parece ser livrar a esposa dos efeitos da Lei Magnitsky.

Ludmila finaliza dizendo o seguinte: “O mal do malandro é pensar que todo mundo é otário.”

Leia a íntegra:

“Diante da iminente Magnitsky, esse seria um momento muito conveniente para tentar salvar a esposa de virar uma nova dona Vivi.
Considerando que a coluna da jornalista é de notícias, não de fofoca, aqui parece que estamos mais diante de uma questão política do que familiar.
A ‘desventura’ da vida íntima, em vez de ser abafada (como seria o normal), está sendo oportunamente divulgada pela pena de uma das porta-vozes do regime, como se fosse o próprio Gilmar dizendo: ‘vejam! Eu me separei, ok? Não façam nada com a Guiomar, beleza?’
O mal do malandro é pensar que todo mundo é otário.”


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643