martins em pauta

terça-feira, 7 de maio de 2024

Ministério quer priorizar distribuição de alimentos a ciganos e quilombolas no RS

Terça, 07 de maio de 2024

Foto: Florian Plaucheur/AFP

O Ministério da Igualdade Racial pediu ao Ministério do Desenvolvimento Social que as famílias ciganas, quilombolas e de terreiros afetadas pelas fortes chuvas do Rio Grande do Sul sejam priorizadas na distribuição de alimentos em ações emergenciais no estado.

Segundo a diretora para políticas de quilombolas e ciganos da pasta, Paula Balduíno, desde o final de semana o ministério deu início a um esforço para mapear as famílias impactadas. “É bastante difícil esse trabalho de levantamento de informação, porque algumas cidades ficaram sem energia, então tem algumas lideranças que estão incomunicáveis”, diz.

Ela diz que o ministério tem recebido vídeos e áudios de ciganos relatando os efeitos das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul.

“É muito triste você ver um senhor, por exemplo, falando ‘o guarda-roupa da minha netinha, perdi’. Porque é um esforço grande para conseguir adquirir um bem e eles perderam muita coisa com as chuvas. Então a ideia é levantar essas demandas para a gente poder articular com os órgãos um apoio.”

Balduíno afirma que outras demandas estão sendo mapeadas, entre elas se alguma família precisa de resgate. A diretora também ressalta a dificuldade de logística para alcançar essas famílias.

“Basicamente, a gente vai ter que montar uma estratégia de levar por helicóptero esses alimentos para muitas dessas famílias. Então tem uma parte da nossa equipe que está exclusivamente dedicada a fazer esse levantamento e trabalhar na construção dessa logística junto com os outros órgãos.”

Fonte: Folha de S. Paulo

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. A CF reza que todos são iguais perante a lei. Porque essa discriminação? Ainda mais partindo do Ministério da Igualdade Racial. Isso, sim, é preconceito. As doações e ajudas devem ser feitas a todos os necessitados, independente de raça, cor, sexo, etnia e religião. O Ministério quer é provocar, cada vez mais, a discriminação, quando deveria ser o contrário. A esquerda sempre aprontando.

  2. Não estou entendendo, se é o ministério de igualdade racial por que uns tem prioridade sobre outros? Não somos todos iguais?

  3. A cada dez mil gaúchos, tem um quilom”bola” ou cigano, deve ser piada isso né. O objetivo com certeza é outro, beneficiar seus comparsas.

  4. Detwrminar prioridades a ciganos e kilombolas, num momento de dor, de sofrimento, desses nossos irmãos, é de uma insanidade sem precedente. Triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643