Quarta, 15 de maio de 2024
As enchentes também afetaram várias partes do Uruguai, onde os altos níveis de água deixaram até agora 3.034 pessoas deslocadas de suas casas, 598 evacuadas e 2.436 auto-evacuadas, informou o Sistema Nacional de Emergência (Sinae).
Dezenas de moradores de Concórdia, localizada na província de Entre Rios – fronteira com o Uruguai e muito próxima ao sul do Brasil – viajavam em canoas porque nas zonas ribeirinhas da cidade houve um forte crescimento do leito do rio Uruguai - que nasce na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Francisco Azcué, prefeito de Concórdia, disse que o número de pessoas evacuadas de suas casas nos últimos dois dias chegou a 568 e que cerca de 200 delas estão em centros de assistência naquela cidade localizada 430 quilômetros ao norte de Buenos Aires.
“Temos a poucos quilômetros a barragem de Salto Grande e ela contém água até certo limite. Mas a certa altura não consegue continuar a contê-lo e tem que fazer manobras para que a abertura das comportas e o fluxo de água que sai da barragem tenham o menor impacto possível. Mas quando o fluxo é desta magnitude, afeta indiretamente a nossa cidade”, explicou Azcué.
Oscar Arce, chefe dos bombeiros local explicou que a área inundada fica próxima ao porto fluvial e a cerca de dez quarteirões do centro:
“Muita gente foi morar nos vagões do trem; São seis ou sete carros (abandonados) ocupados por moradores da orla”.
Outras pessoas evacuaram por iniciativa própria e foram para casas de vizinhos que as acolheram.
O nível do rio (Uruguai) está em 13,70 metros, mas o pico hoje deve chegar a 14 metros.
Karina Michelin. Jornalista.
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário