martins em pauta

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

FOGO AMIGO: Vereadores do PT convocam protesto em Natal contra bloqueios do Governo Lula na educação e por revogação do Novo Ensino Médio

Quarta, 09 de Agosto de 2023

Foto: Elpídio Júnior / CMN

Os dois vereadores do PT na Câmara Municipal de Natal – Brisa Bracchi e Daniel Valença – decidiram endossar uma manifestação nacional convocada para a próxima sexta-feira (11) que, entre outras pautas, vai protestar contra bloqueios promovidos pelo governo do presidente Lula (PT) no orçamento da educação.

Em Natal, o ato vai ocorrer em frente ao shopping Midway Mall, no cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado Filho. O protesto será na tarde da sexta-feira, quando será comemorado o Dia do Estudante. A organização é de movimentos sociais ligados à educação, como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em publicação nas redes sociais, a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN) afirma que o ato terá duas pautas principais:

-O contingenciamento de verbas na educação;

-E a cobrança pela revogação do Novo Ensino Médio.

Sobre o contingenciamento de recursos, anunciado pelo Governo Federal no dia 21 de julho para cumprir a regra do Teto de Gastos, a UEE-RN afirma que, “como consequência, há impacto no orçamento das universidades públicas e instituições federais, comprometendo o pagamento de contas como água, luz, transporte e terceirizados”.

Criado no Governo Temer, em 2016, o Teto de Gastos deixará de vigorar apenas em 2024, quando começa a valer a nova regra conhecida como Arcabouço Fiscal.

Sobre o Ensino Médio, a entidade destaca que “agosto também marca a luta pela revogação da implementação do novo ensino médio, que precariza ainda mais o ensino público básico, sem levar em consideração a realidade da educação pública em nosso país”.

O Governo Lula afirma que uma nova proposta sobre o assunto será enviada ao Congresso até o fim do mês.

Vereadores do PT apoiam protesto

Em pronunciamento nesta terça-feira (8) na Câmara de Natal, Daniel Valença convidou os vereadores para o protesto na próxima sexta-feira. O convite foi feito após a vereadora Camila Araújo (União Brasil) afirmar que petistas silenciam sobre os bloqueios orçamentários na educação.

“É bem verdade que as coisas melhoraram muito nas universidades públicas depois que Bolsonaro saiu. Nós, servidores federais, professores, após seis anos sem reajuste, tivemos reajuste de 9%. Foi anunciada a recomposição de 50% do quadro de trabalhadores nas universidades que havia sido defasado nos últimos anos. Também a recomposição do das verbas das universidades. Agora, sem dúvida que, neste governo, também tem neoliberais. E é papel das esquerdas, dos sindicatos, dos movimentos e também dos partidos de esquerda, lutar para que uma política neoliberal não sobressaia ao resultado das urnas”, afirmou Daniel Valença.

Daniel Valença, vereador do PT

Já Brisa Bracchi compartilhou nas redes sociais o post de um movimento social chamando para o ato. “O movimento estudantil organizado volta a ocupar as ruas no dia do estudante para defender a revogação do novo ensino médio e o orçamento da educação”, diz a publicação.

Portal 98FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643