Segunda, 15 de Maio de 2023
Cansado de receber críticas pela taxa da Selic, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concedeu entrevista ao empresário Abílio Diniz, no programa Caminhos da CNN, ao qual destacou a razão para os juros altos.
- A gente tem que tomar cuidado para não ter uma inversão de valores. Se você, empresário, está tentando pegar um dinheiro e está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado. A culpa é do governo, que deve muito - explicou.
Vale lembrar que o governo endividou-se muito já nos primeiros dias de gestão, quando o terceiro mandato de Lula rompeu o teto de gastos em R$ 200 bilhões e ignorou a responsabilidade fiscal.
Campos Neto, acrescentou:
- Porque o governo está competindo com você pelo dinheiro que tem disponível para aplicar em projetos. Então, assim, o grande culpado pelos juros estarem altos é que tem alguém competindo pelos mesmos recursos e pagando mais.
Campos Neto elogiou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando a autonomia do Banco Central foi aprovada para não haver interferência de governos ou gestores.
- (...) Eu sempre tive autonomia desde o começo, mesmo antes de aprovarem a lei de autonomia, nunca teve nenhum tipo de questionamento, nenhum tipo de pressão, sempre fizemos um trabalho técnico - ressaltou..
E complementou, , acrescentando que ficará no cargo até o final do mandato; independente da pressão feita pelo Governo Federal para que abandone o posto:
- Pretendo ficar até o final do mandato, acho que é importante cumprir a missão. A gente sempre quer fazer um mandato na melhor forma possível, fazer uma transição mais suave possível, no momento que tiver de ser feita a transição.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário