martins em pauta

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Saque em lojas, parcelamento de compras; Banco Central projeta usar PIX até para compra de imóvel e carro

Terça, 07 de outubro de 2020

No primeiro dia, houve mais de 3 milhões de cadastros no Pix Foto: Arquivo

Na esteira do sucesso do primeiro dia do cadastramento do Pix, o Banco Central já desenvolve outras funcionalidades para o novo meio de pagamentos, que devem ser lançadas a partir de 2021. Entre elas estão o saque em estabelecimentos comerciais, o débito automático e o parcelamento de compras.

O prazo de cadastramento das chamadas chaves Pix – a identificação dos usuários no serviço – começou nesta segunda-feira, quando foram registradas 3,5 milhões de chaves. Mais de 600 instituições, entre bancos e fintechs, estão aptas a fazer o cadastro.

A alta busca levou muitos aplicativos de bancos a ficarem fora do ar. Nesta terça-feira, não foram registradas instabilidades.

As novas funcionalidades do Pix fazem parte da chamada “agenda evolutiva” do Banco Central, que tem projetos para os próximos anos e já começa em 2021.

Quais as novidades do Pix

Saque Pix

O saque em estabelecimentos comerciais via Pix deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021. A expectativa do Banco Central é que essa funcionalidade auxilie os dois lados da transação: o consumidor, que não precisará mais de um caixa eletrônico para sacar dinheiro em espécie, e o comerciante, que vai diminuir os gastos com o manejo do dinheiro.

O saque deve funcionar da seguinte maneira: O consumidor chega ao caixa de um supermercado e diz que quer sacar R$ 100 com o Pix. O caixa, então, escolhe a opção na maquininha do cartão, que exibe um QR Code.

O consumidor abre o aplicativo do celular, escolhe a opção Pix e escaneia o código, fazendo o pagamento de R$ 100 para o mercado. Depois dessa confirmação, o atendente recolhe o dinheiro em espécie do caixa e dá para o consumidor.

Facilitação da compra de ativos

O Banco Central também está desenvolvendo uma ferramenta para facilitar a compra de ativos, como imóveis e carros. A ideia é acelerar o processo, integrando o sistema da transferência da posse com a ordem do pagamento.

Pagamento por aproximação

O Banco Central incluiu o pagamento por aproximação na agenda evolutiva do Pix. Ainda não há detalhes de como será feito, mas a tecnologia de aproximação envolve o NFC (Near Field Communication), que conecta dois dispositivos se estiverem um próximo do outro.

Alguns cartões de crédito já operam dessa forma, muitas vezes sem a necessidade de digitar a senha para valores mais baixos.

Parcelamento de compras

Essa funcionalidade não vai entrar junto com o lançamento do programa em novembro, mas está sendo desenvolvida pelo Banco Central, ainda sem data para a estreia.

Transferências internacionais

O Banco Central já teve conversas preliminares sobre como integrar o Pix com outros sistemas parecidos no exterior. No entanto, o processo ainda está no começo e pode demorar para ser concretizado.

Débito automático

A funcionalidade do débito automático também está em estudo pelo Banco Central, mas ainda sem data para ser colocada no mercado.

O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643