martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Nasa divulga estudo que indica presença de moléculas de água na Lua

Terça, 27 de Outubro de 2020 


Nasa divulga estudo que indica presença de moléculas de água na Lua
Foto: Reprodução/Nasa

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (26) dois estudos que indicam a presença de água na Lua e em regiões iluminada pelo Sol. Não se sabe, no entanto, se a água é potável.  


A cientista Casey Honniball, autora do estudo, explicou que o material encontrado são moléculas, e não água em estado sólido. Eles constataram que a água está presente em latitudes ao sul em abundâncias entre 100 e 400 partes por milhão, uma quantidade significativa, ainda que não dê para chamar de abundante. 


O sinal foi visto também em partes iluminadas da Lua. Os autores sugerem que a água detectada provavelmente está presa em vidro ou entre grãos na superfície lunar, o que protege essas moléculas.


As suspeitas sobre a presença de água na Lua são antigas, tendo surgido inicialmente em 1990. Porém, a primeira pista mais forte de água na Lua apareceu em 2009, quando imagens da espaçonave Chandrayaan-1, da Índia, registraram assinaturas consistentes de reflexos de água na luz na superfície da Lua.

 

Mesmo assim, as limitações técnicas tornaram impossível saber se realmente era água ou moléculas de hidroxila (que são formadas por um átomo de oxigênio e um átomo de hidrogênio) em minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055