martins em pauta

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Comunicação da Uern repudia uso de violência policial

Terça, 24 de novembro de 2015

Nota

Imagem ilustrativa
Resultado de imagem para policia do RN com spray de pimenta

O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) emitiu “Nota de Repúdio” sobre os acontecimentos da última sexta-feira, 20, durante manifestação contra o reajuste na tarifa do sistema de transporte público municipal, em Mossoró/RN.

Alguns estudantes foram atingidos por spray de pimenta, quando estavam no movimento. Veja a nota abaixo:

O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem a público repudiar veementemente a forma como integrantes da Polícia Militar agiram, na última sexta-feira, 20, na tentativa de conter um protesto justo e legítimo, realizado por estudantes universitários e movimentos sociais contra o reajuste de 50% na tarifa e as más condições do sistema de transporte público municipal.

De forma truculenta, policiais agrediram verbalmente e fisicamente alguns dos estudantes, com posturas machistas e racistas, empurrões e, o uso de spray de pimenta diretamente nos olhos de quem estava armado apenas com a voz e a vontade de justiça.

Dois estudantes do curso de Comunicação Social, Cláudio Palheta e Lucas Ângelo, além da presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uern, Lidiane Samara, foram ameaçados de prisão e agredidos com spray de pimenta nos olhos. Um deles teve de ser atendido numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O Decom reafirma total apoio à causa dos estudantes, que enfrentam há vários anos os problemas provocados pela falta de uma política justa e eficiente de mobilidade urbana para o município de Mossoró.

Todos os dias, milhares de alunos do campus central penam para chegar à universidade e dar seguimento ao seu sonho de concluir um curso superior.

Moradores de bairros distantes, muitos são obrigados a depender de caronas. A luta por melhorias no sistema de transporte público não deve ser somente dos estudantes, mas de toda a sociedade. Sufocar qualquer tipo de manifestação em favor disso é arbitrário e desleal.

Departamento de Comunicação Social - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643