martins em pauta

sexta-feira, 6 de março de 2015

MARTINS /RN: MANUEL BANDEIRA POETA BRASILEIRO MUITO CONHECIDO FAZ HOMENAGEM AO JOVEM HUGO NUNES, MORTO POR BALA PERDIDA

Sexta 06 de março de 2015
Consoada

Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.


Seria muito bom se fosse sempre assim,com cada coisa em seu lugar. O poeta, Manuel Bandeira, teve tempo. Preparou-se por mais de sessenta anos para a grande despedida. Mas conosco não se deu bem dessa forma. Não estávamos preparados e a vida, com os seus sortilégios, nos pegou de surpresa. Pois a vida nem sempre é do jeito que imaginamos. 

Muitas vezes ela nos surpreende de uma maneira que não desejamos. Por mais que planejemos tudo, Deus arranja um modo de nos mostrar que não temos totalmente o controle de nossas vidas e nem dos acontecimentos. Deus nos diz em alguns momentos que tudo pode ser diferente e que temos de aprender a conviver com oque não controlamos. 

Foi assim que nos sentimos no dia 31 de dezembro de 2014.Quando tudo parecia perfeitamente organizado para a noite de ano novo, família reunida para festejar o encontro, a alegria, o sonho por dias melhores, Ele, na sua divina providência, vem nos falar, talvez, que a vida pode ser muito curta, que o nosso dia de nos despedirmos pode estar muito perto e que, por isso devemos nos unir mais, esquecer as ofensas, as pequenas intrigas e mágoas e aprender a perdoar e a amar mais. Há mais de dois mil anos que Jesus veio nos deixar o seu exemplo de amor, de humildade e de perdão e nós ainda não aprendemos a amar, a tolerar, a relevar e a aceitar as coisas como elas são. 

Acredito que ao nos tirar o nosso querido Hugo de nossa convivência, logo ele tão querido, o nosso pai maior talvez queira nos ensinar tudo isso e também nos ensinar a conviver com a perda, com as despedidas, com a dor e com a tristeza. Não precisava ser assim. Mas se os corações são muito duros, se a resistência é muito grande, somente uma grande dor para nos fazer repensar a nossa vida, as nossas ações e os nossos medos. Toda dor traz aprendizado, amadurecimento e mudança de postura. Não precisava mesmo ser assim. Poderíamos aprender com o amor mais do que com a dor.

Huguinho partiu sem se despedir. Não disse um até logo, um volto já ou um adeus. Foi arrancado de nossas vidas de forma abrupta e deixa toda a sua família e seus amigos com muitas saudades. Saudades de suas brincadeiras, de seu riso, de seu jeito carinhoso e de sua voz única, arrastada e cantada. Menino doce sempre foi. Brincalhão, não tinha como não rir de suas brincadeiras. Nunca ouvi uma palavra agressiva sair de sua boca. Era um filho maravilhoso que amava e honrava os seus pais. Nunca deu trabalho. Se preocupações houve, foram as naturais de pais preocupados com o futuro do filho. Os irmãos aqui presentes, Jussara e Judson, podem bem falar do bom irmão que foi. Como sobrinho, só nos deu alegria, boas risadas e muito carinho. Nunca se esquecia de nos pedir a bênção. Os primos eram como irmãos pra ele. 

Os amigos aqui presentes dão testemunhos de sua lealdade, amizade e carinho e do garoto bacana que ele era. Então só podemos concluir que o pai maior e todos os anjos do céu o quiseram junto deles. Só pode ser isso. Não podemos entender isso como castigo ou punição. Ele fez tudo tão certinho que papai do céu chegou e disse: vamos trazer Huguinho pra cá para animar um pouco o paraíso. Está tudo muito parado! E nós é que perdemos, momentaneamente, pois ficamos com as boas lembranças dos momentos felizes que partilhamos com ele e com a esperança de um dia voltarmos a nos encontrar, todos, em um lugar muito mais bonito e feliz do que esse que conhecemos. O que tenho agora dizer a vocês, meus queridos sobrinhos, que perderam um irmão, a minha irmã e a meu cunhado que perderam um filho, a minha mãe que perdeu um neto, aos meus irmãos que perderam um sobrinho e aos amigos que perderam um amigo? Digo apenas que não perdemos. Ganhamos. Ganhamos a felicidade de convivermos por 25 anos com uma pessoa tão especial como Hugo Nunes. Ganhamos momentos inesquecíveis ao seu lado. Ganhamos com a sua alegria, seu alto astral, seu brilho especial, suas mensagens positivas de apoio e incentivo, seus abraços e gestos carinhosos. Só ganhamos. 

Então vamos agradecer a Deus por graça tão divina e pedir a Ele que continue a iluminar o nosso garoto e que faça a sua estrada plana e cheia de luz. Que ele esteja em paz e feliz. Lembraremos sempre dele com alegria e, paradoxalmente, com um pouquinho de tristeza pela saudade que deixou em nossas vidas e em nossos corações. Fique em paz, meu sobrinho querido. Siga a sua estrada espalhando alegria e amor e abençoando àqueles que de ti se aproximam, com a tua luz e a tua graça. Não prometemos não mais chorar e não mais ficar triste com a sua ausência física, mas prometemos pensar em ti com amor e com muita alegria, pois era assim que você era: Puro amor e pura alegria.

Natal, 30 de Janeiro de 2015



Antônia Maria Nunes (tia Nia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643