martins em pauta

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Gripe H1N1 volta a preocupar no RN


Dicas de como lavar as mãos corretamente para evitar a doença

Natal e o Estado carecem urgente de campanhas educativas de combate à dengue. À H1N1 idem, e tantas outras. Em vez de governantes ferirem a Constituição ao fazer de propagandas institucionais veiculação de promoção pessoal, deveriam lançar várias campanhas educativas – a prevenção que gera economia, seja na saúde, na educação, na limpeza pública e privada, na segurança, perigo álcool e direção, etc e tais. Bom, mais voltando a doenças, os casos da gripe H1N1 vão se somando, logo, perigo eminente.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) confirma mais dois casos de H1N1 no RN. Um paciente já está bem, em casa, e o outro ainda hospitalizado, com quadro estável. 2012 não terminou o segundo mês e já foram notificados 11 casos suspeitos de H1N1 – três descartados, quatro confirmados (com um óbito) e outros quatro em análise. Como medida, a Sesap descentralizou medicamentos para os hospitais e capacita profissionais para a coleta de exames. Como bem diz a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, a principal medida de prevenção é a informação. Ou seja: campanha educativa já!

Sintomas da H1N1: febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e de garganta.

Recomenda-se procurar o serviço de saúde mais próximo. Se apresentar sinais de gravidade da doença, como febre persistente e alta e dificuldade para respirar, os hospitais referência em atendimento são, para adultos, o Giselda Trigueiro, e o Maria Alice Fernandes para as crianças.

Fonte Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643