martins em pauta

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Martins: EMPARN participa de pesquisa para produzir vinhos finos no RN

Serra de Martins esta entre as cidades com o potencial para a produção...

 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vem participando de pesquisa para introdução de cultivares para produção de vinhos finos em microclimas do Nordeste. No Rio Grande do Norte as regiões escolhidas são Mossoró, Serra de Martins e Monte das Gameleiras. Segundo o pesquisador da EMPARN, Amilton Gurgel Guerra, o objetivo é identificar cultivares viníferas com potencial para produção de vinhos finos inicialmente na região da Serra de Martins, onde a vitivinicultura ainda não é uma atividade tradicional.
A Serra de Martins, com altitudes superiores a 700m, apresenta clima mais ameno em região vizinha à do semiárido do Rio Grande do Norte, divisa com o Ceará, podendo representar um espaço importante para produção de vinhos de qualidade, a partir de variedades testadas e selecionadas nessa área.
Ao analisar os impactos potenciais, os pesquisadores concluíram que Embora a região esteja inserida num contexto de certa forma privilegiado, por sua localização e pelas características de seu clima, não dispõe de boas alternativas para incremento da renda dos produtores rurais. A atividade de produção de uvas para vinho pode trazer, como consequência, o estímulo necessário para a própria produção de vinhos artesanais, a qual faz parte de esforços usuais na exploração de turismo rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643