martins em pauta

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LANÇADA A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA NO RN

A sede da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), em Parnamirim/RN, recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (31) para o lançamento da segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será iniciada nesta terça-feira (1º) e se estende até o dia 30 de novembro. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, participaram da vacinação simbólica do primeiro gado.
Atualmente, o estado é classificado como zona de risco médio da febre aftosa com vacinação. A intenção da SAPE é que até maio de 2012 o RN sofra alteração na classificação, saltando para o patamar de zona livre de aftosa mediante vacinação. A mudança de categoria eleva a segurança sanitária do gado potiguar e possibilita novas ações nas atividades agropecuárias de maneira geral. Em maio deste ano, na ocasião da primeira etapa da vacinação, aproximadamente 900 mil animais foram imunizados. Para esta fase, a Governadora ressaltou que a conscientização dos grandes e pequenos produtores, assim como as Prefeituras, faz a diferença nos números finais da vacinação. "Nós estamos aqui convocando todos os criadores a participar da campanha. Isso não é apenas importante para a pecuária, mas para que todas as atividades agrícolas sejam elevadas a um patamar superior", comentou.
Para melhorar a realidade dos produtores no meio rural, a Governadora anunciou que uma das metas é a instalação de sedes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER) em todos os municípios potiguares. Atualmente, o estado conta com 146 unidades, somadas as duas inauguradas no final semana em Grossos e Tibau do Sul. "O trabalho de extensão da EMATER em todos os municípios é fundamental para fazer o que for preciso para ultrapassarmos a meta de vacinação, que é acima é de 90%. Quando possibilitamos a elevação no nível da segurança, protegemos não só o rebanho, como também aumentamos a produção e desenvolvemos a agricultura familiar, porque não existe vida na cidade sem vida no campo", completou a Rosalba.
O secretário Betinho Rosado ressaltou que a que a febre aftosa no estado deve ser tratada com muita atenção porque o RN é exportador de diversos produtos como melão, castanha e banana. "Estamos fazendo um esforço diuturno, em conjunto com o Governo do Estado, para melhorar a classificação do RN em relação à doença. A Governadora tem se mostrado sensível com a causa e esperamos sair dessa zona de risco médio até maio de 2012", disse. O superintendente federal de agricultura no RN, José Teixeira de Souza Júnior, reforçou que o estado é bem avaliado em relação ao rebanho de bovinos, equinos, caprinos e ovinos e elogiou a educação sanitária, dizendo esperar em um futuro próximo a mudança no status para garantir maior tranqüilidade.
Informações: assessoria de comunicação do governo do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643