martins em pauta

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Esquerda articula apoio à reeleição de Hugo Motta para tentar barrar PL na Câmara

Sexta, 15 de outubro de 2026

Foto: Reprodução

Partidos de esquerda devem apoiar em peso a reeleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, marcada para 1º de fevereiro de 2027. A estratégia é impedir que o PL, partido de Flávio Bolsonaro, conquiste o comando da Casa. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo lideranças partidárias ouvidas pela coluna, o apoio a Motta busca dificultar o avanço de uma candidatura bolsonarista. A esquerda deverá reunir cerca de 120 deputados na próxima legislatura.

Motta pretende repetir a estratégia de 2025, quando conseguiu reunir apoio majoritário antes da eleição e chegou à disputa praticamente sem adversários.

Somadas às bancadas do PT, PCdoB, PSB e PDT, além de partidos do Centrão, como Republicanos e a federação União Progressista, as forças favoráveis a Motta reuniriam 251 votos, considerando os deputados eleitos. Para conquistar a presidência da Câmara, são necessários pelo menos 257 votos dos 513 parlamentares.

No PL, os deputados Sóstenes Cavalcante e Altineu Côrtes, ambos do Rio de Janeiro, já se articulam para disputar o comando da Câmara em 2027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643