Segunda, 24 de agosto de 2026
O governo do petista Lula avalia que a retomada do diálogo com os Estados Unidos abriu uma possibilidade de renegociação das tarifas impostas a produtos brasileiros após as eleições presidenciais deste ano.
A avaliação surgiu depois da conversa telefônica entre Lula e Donald Trump na sexta-feira (21/8).
Segundo informações de dentro do Planalto, es eleições presidenciais de outubro também foram mencionadas durante o telefonema, que durou uma hora e 20 minutos. Conforme relatos de interlocutores do governo brasileiro, Trump abordou o tema no início da conversa e perguntou, de maneira geral, sobre a preparação para o processo eleitoral.
Lula respondeu que a disputa ocorre normalmente, com diversos candidatos concorrendo à Presidência, e afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é seguro. O presidente também disse que o país está em ordem. Trump, segundo os relatos, não teria feito novos comentários sobre a eleição.
Auxiliares do petista classificaram a conversa sobre o pleito como um “intercâmbio cordial” entre os dois presidentes, considerado adequado diante da proximidade das eleições.
A relação entre os governos ganhou ainda mais atenção depois de o Itamaraty negar, no fim de julho, o visto para dois oficiais norte-americanos que pretendiam realizar uma missão no Brasil para questionar aspectos do sistema eleitoral. O governo Lula teme uma eventual interferência de Washington, direta ou indireta, na disputa presidencial e tenta reduzir as tensões antes do pleito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário