martins em pauta

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

URGENTE: Congresso destitui Presidente em importante país da América do Sul: Transformou o palácio "em um bordel"

Quarta, 18 de fevereiro de 2026




Fernando Rospigliosi, que assumiu interinamente a presidência do Congresso após a votação, anunciou o resultado:

"Os presidentes das casas legislativas declaram vago o cargo de presidente da República".

O Parlamento peruano realizará nesta quarta-feira a eleição de um novo presidente, que automaticamente assumirá o comando do país até 28 de julho.

Jerí chegou ao poder em outubro de 2025, quando ocupava a presidência do Congresso e assumiu o Executivo após o impeachment de Dina Boluarte. Durante seu mandato de quatro meses, ele enfrentou sete moções de censura impulsionadas tanto pela oposição de esquerda quanto por partidos de direita.

O deputado Jorge Marticorena, representante da direita peruana, afirmou durante o debate parlamentar:

"Ele decepcionou o Congresso por causa dos erros que cometeu. O Congresso errou ao elegê-lo, e podemos corrigir esse erro".

Entre as acusações contra Jerí está a suposta influência indevida nas nomeações de nove mulheres para cargos governamentais. O Ministério Público peruano anunciou na sexta-feira a abertura de investigação para apurar "se o chefe de Estado exerceu influência indevida" nessas designações.

O programa investigativo Cuarto Poder revelou que cinco dessas mulheres receberam empregos no gabinete presidencial e no Ministério do Meio Ambiente após encontros com Jerí. Os promotores afirmam que o número total chega a nove funcionárias nomeadas sob circunstâncias suspeitas.

Jerí declarou no domingo à televisão peruana: "Não cometi nenhum crime". Ele também enfrenta investigação por suposto "patrocínio ilegal de interesses" após um encontro secreto com um empresário chinês que mantém relações comerciais com o governo peruano.

Manifestantes protestavam do lado de fora do Congresso exigindo a saída de Jerí. Cartazes acusavam o presidente interino de ter transformado o palácio presidencial "em um bordel".

O novo presidente interino que será eleito amanhã governará o Peru até julho, quando um novo mandatário assumirá após as eleições marcadas para 12 de abril. Jerí está impedido de concorrer no pleito do próximo mês por determinação constitucional.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643