Quinta, 06 de fevereiro de 2025
O que eles não conseguem perceber é que a fixação no rótulo impede o aprofundamento do conhecimento sobre o adversário.
Segundo Sun Tzu, perderão pelo menos 50% das batalhas que enfrentarem, exatamente por desconhecerem o inimigo, permanecendo apenas na superfície do rótulo que eles mesmos criaram, como se fosse suficiente para compreender totalmente o oponente.
Equívoco fatal. Estão se auto-iludindo.
Estavam se sentindo tão superiores por colarem em Trump a imagem de louco, descontrolado, fascista, nazista etc., menosprezando suas mensagens, que agora estão um a um se ajoelhando para o "doidão".
Ridicularizaram os pronunciamentos de Trump, que retomaria o canal do Panamá, anexaria o Canadá, a Groelândia, renomearia o Golfo do México e taxaria todos os países hostis aos EUA e não perceberam que existia uma estratégia real de negociação por trás destes arroubos que pareciam de um louco.
Foi a estratégia do deslocamento da janela de Overton para uma ideia inaceitável, para conseguir mais facilmente o que desejava.
Ameaça, por exemplo, tomar o Canal do Panamá, provocando reações de repúdio, absurdo, loucura. Porém, ao sentar para negociar, consegue tirar a China do controle, firmar parceria com o Panamá, garantir sua soberania e ainda conseguir melhores condições para o tráfego de navios norte americanos. Cadê o louco?
E assim foi com a Colômbia, Canadá, México e ainda tem muito mais gente na fila.
Se nosso ébrio governante, soberbo, vaidoso e pouco afeito aos estudos não se atentar para a estratégia trumpista de negociação, poderemos nos dar muito mal.
Infelizmente nesse ponto não seria o cachaceiro a pagar a conta sozinho.
Será que ainda existe algum cérebro funcionando no PT?
Pedro Possas. Médico.
Fonte: Jornal da cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário