martins em pauta

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Idema determina paralisação de usina que virou problema ambiental em Monte Alegre, na Grande Natal; MPRN investiga possíveis crimes

Quarta, 07 de Julho de 2021

Foto: Reprodução

É destaque no Blog do Dina – por Dinarte Assunção, nesta quarta-feira(07). Anunciada quase três anos atrás como uma promessa que se somaria à política de responsabilidade social e ambiental na região metropolitana de Natal, a Usina de Reciclagem e Compostagem Eco Serviços Ambientais virou caso de saúde pública em Monte Alegre, virando alvo de diversas frentes por órgãos que cuidam da tutela do meio ambiente e dos direitos da coletividade.

Uma série de denúncias levou o Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema) a determinar a imediata paralisação das atividades da usina por descumprimento de requisitos mínimos de cuidados com o meio ambiente.

Paralelamente, ações do Ministério Público do Trabalho levaram o MPT a acionar o Ministério Público do Rio Grande do Norte, já que nas ações trabalhistas surgiam evidências de descumprimentos de regras sanitárias da atividade.

Esse fato levou o promotor Mariano Paganini a abrir investigação contra a usina porque, segundo as evidências coletadas para abrir o inquérito, a empresa estava “realizando a captção de lixo urbano sem manejo correto do material, fazendo queimada da parte biológica, causando sérios riscos à saúde humana dos funcionários, além de gerar poluição demasiada, no Sítio Lagoa do Cajueiro”.

Vídeo obtido pelo Blog do Dina atesta a situação. Nele, um homem expõe os perigos a que a população e o meio ambiente estavam expostos à época, em outubro de 2019. A investigação aberta pelo MPRN foi em agosto do ano passado. Já a determinação do Idema é de maio deste ano.

Confira o vídeo AQUI em post na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643