Segunda, 27 de Abril de 2020
por Mari Leal

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O deputado federal Osmar Terra (MDB) voltou a militar contra a quarentena e o isolamento social, apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como meio mais eficaz para conter a proliferação desenfreada do novo coronavírus. No Twitter, o parlamentar compartilhou a pré-impressão de um artigo científico, que relata pesquisa médicas sobre a Covid-19.
O documento traz logo no início uma ressalva, no entanto, não considerada pelo parlamentar: "Este artigo é uma pré-impressão e não foi revisado por pares. Ele relata novas pesquisas médicas que ainda precisam ser avaliadas e, portanto, não devem ser usadas para orientar a prática clínica".
"Atenção defensores da quarentena. A universidade de Hong Kong estudando 120 cidades da China, afetadas pela Covid-19, concluiu que a imensa maioria dos surtos de contágio de 3 ou mais casos aconteceram dentro de casa e não na rua ou em ambientes abertos. Quarentena inútil!(sic)", escreveu Terra.
"Quando uma epidemia é detectada o vírus já está circulando há meses. Quem espalha a epidemia são os portadores assintomáticos, mais do que os sintomáticos! Eles são mais de 90% dos transmissores e já estão dentro de casa", acrescenta em outra mensagem.
Os relatos de casos apontados no estudo foram extraídos das Comissões Municipais de Saúde locais de 320 cidades da província (China), não incluindo a província de Hubei, epicentro da doença no país asiático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário