martins em pauta

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mais nove casos de hanseníase são identificados em Mossoró

Sexta, 31 de Janeiro de 2020

Foto: José de Paiva Rebouças

Equipe de saúde multidisciplinar da UFRN, Governo do Estado, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e prefeitura de Mossoró realizaram nesta quinta-feira, 30, mais uma ação de busca ativa de casos de hanseníase no município. A atividade, realizada durante toda a manhã no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado (PAM do Bom Jardim), avaliou 100 pessoas e confirmou mais nove casos da doença. Para a médica Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), o número é alto e mostra que as ações de prevenção precisam continuar.

Segundo o médico dermatologista Maurício Lisboa Nobre, assessor do programa global da hanseníase da Organização Mundial da Saúde (OMS), a busca ativa foi extremamente bem sucedida porque conseguiu um número de atendimentos que extrapola qualquer atendimento de rotina. “Essa é uma estratégia eficaz e isso se mede pelo número elevado de casos novos confirmados. Importante acrescentar que nenhum deles tinha grau dois de incapacidade, todos foram diagnosticados ou com grau zero ou com grau um, que é reversível. O que indica um bom sinal”, disse.

Selma Jerônimo também concorda que a iniciativa foi um sucesso, mas chama atenção de que o trabalho precisa continuar ser expandido. “O local onde realizamos a campanha é próximo dos bairros Santo Antônio e Paredões, então a maioria das pessoas que veio aqui são dessas áreas. É importante que iniciativas como essas sejam feitas nos demais bairros onde já foram identificados casos. É fundamental lembrar que a doença é ainda um problema de saúde para o Estado”, alertou.

A expectativa de Maurício é que a Prefeitura de Mossoró continue esse trabalho, mantendo esse tipo de estratégia periodicamente. “Para um município endêmico como Mossoró, é necessário, no mínimo, duas ações dessas por ano e o ideal é que seja, como disse Selma, descentralizada no território das unidades básicas de saúde do município. Não é preciso fazer um grande evento, porém, ações continuadas são fundamentais”, completou.

Mércia Cristina Freitas, assistente social da Prefeitura, concorda com essa orientação. Em sua opinião, a campanha foi muito boa, mas lhe preocupa o fato de toda vez que se realize essas atividades, novos casos são detectados. “Não temos tanto caso como antes, houve realmente uma diminuição, mas esse comportamento chama atenção”, acrescenta. A enfermeira Gorete Fernandes, também da Prefeitura, reforça que os números de casos seguem crescendo. “Precisamos manter ações constantes, assim como as campanhas, porque quando diagnosticamos a doença no começo é possível tratar e garantir qualidade de vida para os pacientes”, finalizou.

Selma Jerônimo destaca a importância do trabalho voluntário na busca ativa desses casos. Na ação realizada em Mossoró, colaboraram com as médicas dermatologistas, vinculadas à SBD, Angélica Fonseca, Milena Lima e o médico Lúcio Leopoldino.

Com informações da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643